As dificuldades na educação de jovens e adultos (EJA) durante a pandemia de covid-19: adversidades do ensino remoto

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Resumo

A transição imediata do ensino presencial para o remoto, imposta pelo isolamento social decorrente da pandemia do vírus SARS-CoV-2, desafiou ainda mais as modalidades de ensino da educação brasileira, em especial a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que exige uma interação, diálogo e troca de experiências entre docente e discentes. A partir dos mais variados desafios, o artigo aborda os efeitos da crise sanitária, na vida dos estudantes trabalhadores, no processo de ensino e na aprendizagem na modalidade EJA na Escola Estadual Deputado Fernando Cláudio Capiberibe Saldanha, em Ponta Porã/MS. Através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, os resultados evidenciaram que o acesso à tecnologia de informação, o letramento digital e a necessidade do auxílio do professor estão entre os principais desafios. Em Ponta Porã, tanto docentes como discentes deixaram evidente a necessidade da experiência presencial para construção do conhecimento.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino remoto. Pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

JOÃO BATISTA ALVES DE SOUZA, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Doutor em Geografia - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Licenciado em Geografia - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor EBTT - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

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Publicado

2023-07-12

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES