Estimando a temperatura da superfície do Sol: um experimento, três enfoques

Renato da Silva Rosa Rodrigues, Jairo Gonçalves Carlos

Resumo


Nesse trabalho apresenta-se os resultados de um projeto de extensão/pesquisa constituído por um conjunto de atividades práticas de caráter experimental desenvolvidas com estudantes das três séries do ensino médio, cujo objetivo era estimar a temperatura da superfície do Sol. Durante a pesquisa, foram utilizados instrumentos de coleta de dados diversos como questionários, entrevista semiestruturada e registros das atividades de campo, tendo como pressuposto teórico-metodológico básico o ensino por investigação. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de se promover ações mais sistemáticas que possibilitem a exposição dos estudantes a uma gama maior de experiências, concepções e reflexões sobre a ciência, seus conceitos e dimensões históricas, filosóficas e sociológicas.

 

DOI: https://doi.org/10.35700/ca.2019.ano6n11.p15-25.2675


Palavras-chave


Experimentação. Ensino por Investigação. Ensino de Física. Natureza da Ciência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.