Inclusão de estudantes surdos nas escolas brasileiras:

uma sistematização de estudos

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Resumo

Este artigo visa sistematizar pesquisas sobre inclusão de estudantes surdos nas instituições de ensino no Brasil, no recorte temporal entre 2017 e 2021, com foco em recursos pedagógicos voltados ao ensino desses estudantes, buscando uma melhor compreensão do fenômeno em tela. Para a sistematização dos estudos, foram usados os critérios da pesquisa integrativa. Selecionou-se dezesseis estudos de três bases de dados, que foram analisados e interpretados qualitativamente. A análise dos dados revelou que as pesquisas com foco em recursos pedagógicos, têm investigado empiricamente três categorias de recursos e suas ferramentas: as digitais de acessibilidade à Libras; as atividades lúdicas e objetos concretos; e os materiais visuais imagéticos. O estudo concluiu que, embora a análise tenha indicado uma gama bastante diversificada de ferramentas pedagógicas para a inclusão do estudante surdo na sala de aula, todas demandam a presença do intérprete de Libras na sala de aula para uma inclusão mais assertiva. Concluiu ainda que há necessidade de mais estudos bibliográficos com recortes mais amplos e por regiões, para sistematizar o conhecimento já produzido nesse campo epistêmico no Brasil, bem como subsídios mais robustos para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Dra. Marimar da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras-Inglês, professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFSC e pesquisadora da área de Linguística Aplicada.

Sra. Elandria Lima, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFSC

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Publicado

2025-07-22