Inclusão de estudantes surdos nas escolas brasileiras:
uma sistematização de estudos
Resumo
Este artigo visa sistematizar pesquisas sobre inclusão de estudantes surdos nas instituições de ensino no Brasil, no recorte temporal entre 2017 e 2021, com foco em recursos pedagógicos voltados ao ensino desses estudantes, buscando uma melhor compreensão do fenômeno em tela. Para a sistematização dos estudos, foram usados os critérios da pesquisa integrativa. Selecionou-se dezesseis estudos de três bases de dados, que foram analisados e interpretados qualitativamente. A análise dos dados revelou que as pesquisas com foco em recursos pedagógicos, têm investigado empiricamente três categorias de recursos e suas ferramentas: as digitais de acessibilidade à Libras; as atividades lúdicas e objetos concretos; e os materiais visuais imagéticos. O estudo concluiu que, embora a análise tenha indicado uma gama bastante diversificada de ferramentas pedagógicas para a inclusão do estudante surdo na sala de aula, todas demandam a presença do intérprete de Libras na sala de aula para uma inclusão mais assertiva. Concluiu ainda que há necessidade de mais estudos bibliográficos com recortes mais amplos e por regiões, para sistematizar o conhecimento já produzido nesse campo epistêmico no Brasil, bem como subsídios mais robustos para pesquisas futuras.
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