Inclusão de estudantes surdos nas escolas brasileiras:

uma sistematização de estudos

Autores/as

Resumen

Este artigo visa sistematizar pesquisas sobre inclusão de estudantes surdos nas instituições de ensino no Brasil, no recorte temporal entre 2017 e 2021, com foco em recursos pedagógicos voltados ao ensino desses estudantes, buscando uma melhor compreensão do fenômeno em tela. Para a sistematização dos estudos, foram usados os critérios da pesquisa integrativa. Selecionou-se dezesseis estudos de três bases de dados, que foram analisados e interpretados qualitativamente. A análise dos dados revelou que as pesquisas com foco em recursos pedagógicos, têm investigado empiricamente três categorias de recursos e suas ferramentas: as digitais de acessibilidade à Libras; as atividades lúdicas e objetos concretos; e os materiais visuais imagéticos. O estudo concluiu que, embora a análise tenha indicado uma gama bastante diversificada de ferramentas pedagógicas para a inclusão do estudante surdo na sala de aula, todas demandam a presença do intérprete de Libras na sala de aula para uma inclusão mais assertiva. Concluiu ainda que há necessidade de mais estudos bibliográficos com recortes mais amplos e por regiões, para sistematizar o conhecimento já produzido nesse campo epistêmico no Brasil, bem como subsídios mais robustos para pesquisas futuras.

Biografía del autor/a

Marimar da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras-Inglês, professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFSC e pesquisadora da área de Linguística Aplicada.

Elandria Lima, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFSC

Publicado

2025-07-22