Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Cabe a todo(a) pesquisador(a) ter anuência das diretrizes e normas relacionadas ao tratamento ético envolvendo pesquisas com seres humanos. Desta forma, pesquisas que abarca seres humanos, especialmente oriundos do campo das Ciências da Vida, deve obrigatoriamente ter seguido os preceitos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e ter aprovação junto ao Comitê de Ética da instituição à qual está/estão vinculado(s). Essa aprovação deve ser mencionada no corpo do texto, na seção sobre a metodologia empregada, incluindo o nome do comitê institucional, o número de registro e a data de aprovação junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).
    Já os Projetos de Pesquisa do campo interdisciplinar, que também articulam pesquisa com seres humanos, os pesquisadores devem atender as diretrizes e normas da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que dispõe sobre os dispositivos aplicáveis à pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Os autores também devem informar os dados relacionados à aprovação do projeto pelo CONEP.
    Link para as resoluções:
    http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
    https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
  • O pesquisador ao fazer uso de imagens de crianças e adolescentes, deve observar os dispositivos da Lei nº 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
    Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
    Importante ressaltar que ao selecionar uma imagem para o seu manuscrito, o pesquisador deve levar em consideração que a referida imagem deve corroborar com a discussão acadêmica. Ilustrações que nada contribuem com o debate científico devem ser descartadas.
  • A partir de 2022, todo artigo submetido a Revista RTC será submetido a análise para detecção de similaridade e/ou plágio.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

  • O arquivo da submissão está em formato doc, docx ou odt.

  • Sempre que possível, informar DOI para as referências. Todas as referências mencionadas na lista de referências devem ser citadas no texto e vice-versa.

  • O manuscrito deve ser ortograficamente e gramaticalmente corrigido, preferencialmente, por profissional da área de letras e linguística, sendo comprovado por declaração de revisão textual anexada no ato de submissão.

  • Todas as imagens, gráficos, tabelas, equações etc. devem estar citados e referenciados corretamente. Esses elementos devem estar no local exato no texto e não ao final.

  • Se o manuscrito tiver sido depositado em alguma plataforma de preprint, indicar o endereço do depósito em “Comentários ao editor”.
  • Se tiver ocorrido depósito de dados abertos da pesquisa, indicar o depósito em “Comentários ao editor”.
  • Reportar qualquer conflito de interesses de todos os autores.
  • Informar as fontes de financiamento do trabalho.

     

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

I – Sobre a formatação dos manuscritos

1) Os manuscritos deverão ser redigidos em português, com resumos em português e inglês. Deverão ser enviados em versão eletrônica, conforme normas disponíveis no modelo para apresentação dos artigos. Os textos deverão apresentar uma linguagem precisa, clara e sucinta.

2) Na primeira página, deverá constar o título do artigo, com o nome dos autores e das instituições envolvidas (na versão de avalição não se deve preencher essa parte, deixando espaço equivalente para a colocação destes nomes após a aprovação do artigo). Após a aprovação deve-se indicar o endereço postal completo e eletrônico de todos os autores, bem como o ORCID. Abaixo devem vir: resumo, palavras-chave (mínimo de três e máximo de cinco).

3) O resumo não poderá exceder a 250 palavras.

4) O limite de páginas dos artigos originais de ensino, pesquisa ou extensão, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas, é de 10 a 15 páginas.

5) Os artigos de pesquisa deverão conter, pelo menos, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações finais e Referências.

6) Os textos devem seguir as normas brasileiras NBR 6023/2018 (referências), NBR 10520/2002 (citações) e 6023/2018 (artigo em publicação periódica).

a) Para citações, deve-se utilizar a ABNT NBR 10520.

b) Para notas, deve-se utilizar a ABNT NBR 14724.

c) Para ilustrações, tabelas e equações, deve-se utilizar a ABNT NBR 6022 (maio/2018), que inclui figuras, quadros, gráficos etc.

 

 Clique aqui para ver o Modelo de Artigo para a Revista Técnico Científica do IFSC.doc

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1) A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

2) O arquivo da submissão está em formato doc, docx ou odt.

3) Sempre que possível, informar DOI para as referências. Todas as referências mencionadas na lista de referências devem ser citadas no texto e vice-versa.

4) O manuscrito deve ser ortograficamente e gramaticalmente corrigido, preferencialmente, por profissional da área de letras e linguística.

5) Todas as imagens, gráficos, tabelas, equações etc. devem estar citados e referenciados corretamente. Esses elementos devem estar no local exato no texto e não ao final.

6) Se o manuscrito envolver o uso de animais de laboratório ou dados de seres humanos, deve-se indicar o número CAAE (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética) e a data de aprovação no CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), no item “Metodologia”.

7) Se o manuscrito tiver sido depositado em alguma plataforma de preprint, indicar o endereço do depósito em “Comentários ao editor”.

8) Se tiver ocorrido depósito de dados abertos da pesquisa, indicar o depósito em “Comentários ao editor”.

9) Reportar qualquer conflito de interesses de todos os autores.

10) Informar as fontes de financiamento do trabalho.

 

Declaração de revisão textual

O manuscrito deverá passar por revisão gramatical, ortográfica e sintática, preferencialmente por profissional da área de Letras e Linguística, que será comprovada por declaração assinada pelo revisor. A declaração deverá ser anexada no momento da submissão do manuscrito.

Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Revisão Textual

 

A revisão textual do manuscito será de responsabilidade do(s) autor(es). A revista RTC indica uma lista de revisores e/ou tradutores credenciados (neste link), destaca-se que os custos da tradução e revisão do manuscrito são de responsabilidade do(s) autor(es) do manuscrito. 

 

ARTIGOS

##section.default.policy##

Dossiê Temático “Mulheres na Ciência”

CHAMADA PÚBLICA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO “MULHERES NA CIÊNCIA” DA REVISTA RTC

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC, Prof. Mauricio Gariba Junior, no uso de suas atribuições legais, torna público Chamada Pública para Dossiê Temático “Mulheres na Ciência” da Revista RTC.

1. PREÂMBULO
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC tem sob sua responsabilidade a Revista Técnico-Científica ISSN 2316-8382. A Revista Técnico-Científica do IFSC é uma publicação voltada à comunicação científica com o objetivo de difundir e valorizar os resultados da produção científica e tecnológica brasileira, em todas as áreas de conhecimento e que se destaquem por seu impacto intelectual, social ou econômico. Nesse sentido, o periódico se apresenta ainda como um meio de divulgação científica dos trabalhos realizados no âmbito dos diversos cursos do IFSC, nos seus mais diversos níveis e áreas de atuação. Caracteriza-se como uma revista multidisciplinar, tendo como principal meta ser um instrumento de comunicação entre a academia e a sociedade.
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a Revista Técnico-Científica do IFSC convida pesquisadores e pesquisadoras a submeter manuscritos para o Dossiê Temático “Mulheres na Ciência”.

2. OBJETIVO
Receber submissões de manuscritos para compor o Dossiê Temático “Mulheres na Ciência” da Revista Técnico-Científica do IFSC.

3. DAS PROPOSTAS
3.1 A proposta do manuscrito deve ter obrigatoriamente relação com a temática “Mulheres na Ciência”.
3.2 A chamada pública aceitará manuscritos frutos de pesquisa empírica, revisão bibliográfica ou relatos de experiência que trazem à tona discussões acerca das seguintes temáticas:
3.2.1 Protagonismo de meninas e mulheres nas práticas de pesquisa e extensão.
3.2.2 Mulheres que nos inspiram: reflexões acerca do pioneirismo de mulheres na ciência.
3.2.3 O protagonismo feminino em números.
3.2.4 Artigos que relatam os resultados de pesquisas coordenadas por mulheres.
3.3 É vedado a publicação de dois ou mais textos de um mesmo autor.
3.4 Os manuscritos devem conter contribuições originais.
3.5 Todas as submissões seguirão as Condições para submissão e Diretrizes para Autores disponíveis na página da Revista Técnico-Científica do IFSC.
3.5.1 Os manuscritos submetidos devem seguir o “Modelo de Artigo para a Revista Técnico Científica do IFSC.doc” disponível na página da revista.

4. DA SUBMISSÃO DA PROPOSTA
4.1 O manuscrito deve ter ser submetido obrigatoriamente pela plataforma da Revista Técnico-Científica do IFSC pelo sistema OJS, neste link: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/submission/wizard

5. DA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS
5.1 A ANÁLISE E SELEÇÃO DOS MANUSCRITOS DO DOSSIÊ SERÃO REALIZADAS PELA EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA.
4.2 A avaliação considerará a relevância da temática, os aspectos técnico-científicos do manuscrito, bem como sua adequação à política editorial da revista.

6. DAS PROPOSTAS APROVADAS
6.1 OS MANUSCRITOS OBEDECERÃO AO FLUXO DE AVALIAÇÃO AD HOC DA REVISTA.
6.2 OS MANUSCRITOS APROVADOS SERÃO PUBLICADOS NO DOSSIÊ TEMÁTICO “MULHERES NA CIÊNCIA” NA FORMA DE FLUXO CONTÍNUO NA REVISTA TÉCNICO-CIENTÍFICA DO IFSC.

7. CRONOGRAMA
Lançamento do edital 27/03/2023
Data limite para submissão do manuscrito 31/07/2023
Processo de avaliação (fluxo contínuo) 27/03 a 31/07/2023
Finalização do Dossiê Temático 30/09/2023

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe Editorial.

Florianópolis, 29 de março de 2023.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.