SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE EVIDENCIAM DOCUMENTOS E EQUIPE GESTORA
Palabras clave:
Documentos, Perspectivas de Gestão, Rede de EnsinoResumen
A presente pesquisa, integrada ao projeto Perspectivas de gestão democrática na rede municipal de ensino do extremo sul catarinense e litoral norte gaúcho, pós LDB/1996, apresenta os resultados da pesquisa realizada em um município do extremo sul catarinense. Buscamos analisar e compreender os princípios que fundamentam a gestão democrática no sistema municipal de ensino. Inicialmente, realizamos reunião com os representantes da Secretaria Municipal de Educação, apresentando e discutindo o projeto de pesquisa. A seguir, passamos à definição e coleta dos documentos da secretaria de educação. Estes passaram por análise documental, tendo por base ás perspectivas de gestão centralizada, gestão democrática liberal e participativa, fundamentadas em autores como Hora (2010), Lück (2006), Marques (2008), Paro (2001), Santos e Avritzer (2002), Silva (2001), entre outros. Por este processo analítico, identificou-se que a gestão democrática liberal prepondera nos textos dos documentos com tendência significativa para a gestão centralizada, que se vê fortalecida pelo baixo índice indicativo de gestão democrática participativa. Justificam estes resultados: nomeação de diretores pelo poder público, orientações administrativas e pedagógicas sob forma de normativas e determinações, prática da assistência no lugar da participação coletiva nas decisões, entre outros. Os dados obtidos na análise dos documentos foram aprofundados com três representantes da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, mediante entrevistas semiestruturadas. Por este instrumento evidenciamos a confirmação dos resultados que emergiram dos documentos, isto é,o sistema de ensino do município considerado se situa entre a perspectiva de gestão democrática liberal e gestão centralizada.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).