As Relações Internacionais para além das universidades:
a comunicação da área por meio da educação popular
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3464Resumo
Neste artigo discutimos o papel da comunicação de temas das Relações Internacionais junto à sociedade brasileira por meio de práticas de Educação Popular, abordando como a Educação Popular pode auxiliar no fortalecimento do debate entre universidade e sociedade sobre temáticas internacionais. Na primeira seção, apresentamos nossa fundamentação teórico-prática, dialogando com o contexto da Educação Popular no Brasil e o surgimento e implementação da disciplina de Relações Internacionais no país. Após, apresentamos nossa metodologia que, baseada em Paulo Freire, pressupõe transformação social, coletividade e diálogo nos processos de aprendizagem. Por fim, na terceira seção, percorremos nossas experiências enquanto educadoras populares para apresentar a construção e execução da nossa prática a partir do projeto de extensão “Educação Popular e Relações Internacionais” no Pré-Universitário Popular Alternativa, em Santa Maria (RS, Brasil). Argumentamos e demonstramos que ações comunicadoras, a partir da universidade, trazem a possibilidade de transformar a realidade vigente e questionar junto à sociedade as temáticas e políticas abrangidas pela área de Relações Internacionais no debate público brasileiro.
Palavras-chave: Educação Popular; Relações Internacionais; extensão; comunicação; ensino pré-universitário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.