Relato de experiência do projeto de extensão “Construindo saberes na feira agroecológica na Ufla”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3446

Resumo

Este relato descreve as ações do projeto de extensão “Construindo saberes na feira agroecológica na Ufla” que tem por objetivo construir espaços de diálogo entre a universidade, os agricultores e a comunidade local a partir da comercialização de produtos sustentáveis ofertados ​​pelos feirantes, favorecendo a promoção da agroecologia, a responsabilidade socioambiental e alimentação saudável. Foi possível, por meio de métodos participativos, construir espaços de diálogo entre os diferentes atores a partir de saberes diversos. A articulação de atores, a participação e a construção coletiva do conhecimento fizeram da feira mais do que um ponto de encontro, mas também um espaço pedagógico pautado em práticas e significados onde a agroecologia ganha corpo como campo interdisciplinar de conhecimento. Um processo de múltiplas iniciativas em que agricultores e agricultoras emergem como sujeitos políticos, como alternativa ao modelo hegemônico agroindustrial e aos mercados que a caracterizam, contribuindo para ressignificar a feira agroecológica como lócus de resistência.

Palavras-chave: Extensão universitária; agroecologia; participação; interdisciplinaridade. 

Biografia do Autor

Viviane Santos Pereira, Professora no PPGDE/UFLA

Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração. Professora no Departamento de Administração e Economia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Lavras.  Docente do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão PPGDE/UFLA. 

Maria de los Angeles Arias Guevara , Universidade Federal de Lavras/UFLA

Profesora visitante extranjera en el Programa en Desarrollo Sustentable y Extensión de la Universidad Federal de Lavras-MG, Brasil. Dra. en Ciencias filosóficas y Maestra en Sociología por la Universidad de La Habana, Pos-doctora por Colegio de Pos-graduados de México, por Programa en Dinâmicas Socio Territoriais e Sociedade na Amazônia da UNIFESSPA y por Programa Sociología da UFPR. Profesora Titular por la Universidad de Holguín, Cuba. Investiga sobre desarrollo rural, ruralidades, conflictos socios ambientales, género, agroecología y economía solidaria, colocando el énfasis en el trabajo y cuidado, en la experiencia y agencia de las mujeres rurales.

Eridani Isaacs Vasconcelos, Universidade Federal de Lavras/UFLA

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão PPGDE/UFLA. Permacultor e arborista. Experiência com agroecologia, educação ambiental, manejo agroflorestal e manejo de árvores urbanas. Atua profissionalmente através da empresa Vereda Ecossistemas, em consultorias, projetos e serviços

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Santos Pereira, V., de los Angeles Arias Guevara , M., & Isaacs Vasconcelos, E. (2023). Relato de experiência do projeto de extensão “Construindo saberes na feira agroecológica na Ufla”. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–14. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3446