Oficina crítico-reflexiva "Desenvolvimento e Saneamento Rural": extensão universitária por meio do projeto Rondon

Autores

  • Thais de Carvalho Maia Discente de Engenharia na Universidade Federal de Viçosa.
  • João Vitor Andrade Discente de Enfermagem no Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa http://orcid.org/0000-0003-3729-501X
  • Ianka Maria da Silva Discente de Comunicação Social na Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior Professor adjunto do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (DTA-UFV) http://orcid.org/0000-0001-9030-2819

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201901189-932660

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Saneamento Rural, Recursos Hídricos, Projeto Rondon.

Resumo

O saneamento básico é essencial para a garantia da qualidade dos cursos hídricos, meio ambiente e saúde pública. Sabe-se que os índices de saneamento básico no Brasil são precários, sobretudo em zonas rurais. Nesse contexto, esse relato de experiência foi desenvolvido a partir da vivência de discentes da Universidade Federal de Viçosa, no Projeto Rondon: Operação Parnaíba 2019, na oficina intitulada “Desenvolvimento e Saneamento Rural” em uma cidade no interior do Piauí.

 

DOI: https://doi.org/10.35700/ca.2019.ano6n11.p89-93.2660

Biografia do Autor

Thais de Carvalho Maia, Discente de Engenharia na Universidade Federal de Viçosa.

Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Viçosa e Técnica em Informática. Atua principalmente nas áreas de educação ambiental, saneamento rural, plantio de água, hidrologia,recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento rural.

João Vitor Andrade, Discente de Enfermagem no Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa

Discente de enfermagem na Universidade Federal de Viçosa. Atua na área de enfermagem, realizando pesquisas nas temáticas: Índices de Mortalidade Precoce, Enfermagem Psiquiátrica, Cuidados Paliativos e Espiritualidade em Saúde. É revisor de 6 periódicos científicos, e já publicou dezenas de trabalhos no formato de artigos e resumos expandidos em periódicos; e de pôsteres e apresentações orais em congressos nacionais e internacionais

Ianka Maria da Silva, Discente de Comunicação Social na Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Comunicação Social na Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nas Comunicação Social, Rádio e Empoderamento Popular por Veiculos Midiáticos.

Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior, Professor adjunto do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (DTA-UFV)

Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba (2008-2011). Posteriormente, obteve título de Mestre (2012-2013) e Doutor (2014-2017) em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período de doutorado Sanduíche na University of British Columbia, Vancouver, Canadá, desenvolvendo projetos com as tecnologias de Alta Pressão Dinâmica; Alta Pressão Isostática e Ozônio no processamento de alimentos. É revisor de 12 periódicos científicos, já publicou 3 capítulos de livros, mais de 40 artigos e centenas de resumos na forma de poster e apresentação oral em congressos nacionais e internacionais. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (DTA-UFV) onde ministra aulas para os cursos de Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Agronomia, Zootecnia e Nutrição.

Downloads

Publicado

2019-12-04 — Atualizado em 2021-10-12

Versões

Como Citar

Maia, T. de C., Andrade, J. V., Silva, I. M. da, & Leite Júnior, B. R. de C. (2021). Oficina crítico-reflexiva "Desenvolvimento e Saneamento Rural": extensão universitária por meio do projeto Rondon. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (11), 89–93. https://doi.org/10.35700/ca201901189-932660 (Original work published 4º de dezembro de 2019)

Edição

Seção

Relatos de Experiência