Operações anafóricas em textos de alunos com dificuldades de aprendizagem em relação ao sistema de escrita

Autores

  • Fatima Aparecida Souza Universidade de Sorocaba (Uniso) Secretaria da Educação de São Paulo (SEE-SP)

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20170026-362033

Palavras-chave:

Estratégias de referenciação. Anáfora direta e indireta. Dificuldades de aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivos identificar, descrever e analisar operações anafóricas em textos de alunos de 6º ano do ensino fundamental produzidos para a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP), aplicada pela Secretaria de Educação de São Paulo. Neste trabalho, ancoramo-nos nas contribuições teóricas de Koch (2006); Marcuschi (2005); Cavalcante (2003); Apothéloz (2003); Mondada & Dubois (2003). Inicialmente, abordamos as estratégias de referenciação, a seguir, tratamos das anáforas diretas e indiretas e, por fim, apresentamos uma proposta de análise em dois textos de alunos com dificuldades de aprendizagem sobre o sistema de escrita. Destacamos os textos analisados evidenciam do uso de anáforas diretas e indiretas e, além disso, sinalizam que os alunos utilizam conhecimentos cognitivos, de mundo e linguísticos para direcionar a produção textual, embora os textos manifestem severos problemas relativos ao sistema de escrita.

PALAVRAS-CHAVE

Estratégias de referenciação. Anáfora direta e indireta. Dificuldades de aprendizagem.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n6.p26-36.2033

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Publicado

2017-08-01 — Atualizado em 2021-10-13

Versões

Como Citar

Souza, F. A. (2021). Operações anafóricas em textos de alunos com dificuldades de aprendizagem em relação ao sistema de escrita. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 26–36. https://doi.org/10.35700/ca20170026-362033 (Original work published 1º de agosto de 2017)

Edição

Seção

Artigos