Atividades de estágio e atividades de extensão no processo de curricularização da extensão

diferenças conceituais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3675

Palabras clave:

Curricularização da Extensão;, Atividade de estágio;, Atividade de Extensão; , Curricularização da Extensão, Projeto Pedagógico de Curso

Resumen

Com a publicação do Plano Nacional de Educação em 2014 - PNE 2014-2024 e, posteriormente, da Resolução CNE/CES 07/2018, que definiu o final do prazo estabelecido  para implantar a Curricularização da Extensão, dezembro de 2022, são recorrentes as dúvidas sobre como alocar a carga horária de extensão nos componentes curriculares, dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de graduação, principalmente nos componentes curriculares de Estágio obrigatório. Diante disso, emerge a necessidade de debater especificamente essa questão. Este texto é fruto do trabalho do autor como parecerista dos PPCs em relação à Curricularização da Extensão, no âmbito do Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O objetivo principal do presente estudo é demarcar as diferenças conceituais entre atividades de estágio e atividades de extensão, para fins de Curricularização da Extensão, nos cursos de graduação; além disso, o debate aqui apresentado objetiva contribuir com gestoras e gestores que atuam diretamente com a avaliação de PPCs e atividades de extensão curricularizadas.

Biografía del autor/a

Tomé de Pádua Frutuoso, Instituto Federal de Santa Catarina

Servidor técnico-administrativo em educação no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Extensionista, mestre em educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede rede nacional - PROFEPT (2020), com foco na curricularização da extensão. Bacharel em Geografia pela Universidade de Brasília (2013). Diretor de extensão no IFSC nos anos de 2018 e 2019. Chefe do Departamento de Assuntos Estudantis do IFSC câmpus Florianópolis-Continente. Um dos autores do livro "Caminhos para Curricularização da Extensão". Tem ministrado palestras em diversas instituições de ensino superior do país sobre Extensão e Curricularização da Extensão.

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Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Frutuoso, T. de P. (2023). Atividades de estágio e atividades de extensão no processo de curricularização da extensão: diferenças conceituais. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–15. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3675

Número

Sección

Dossiê temático: Curricularização da Extensão - particularidades e desafios