Atividades de estágio e atividades de extensão no processo de curricularização da extensão
diferenças conceituais
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3675Palabras clave:
Curricularização da Extensão;, Atividade de estágio;, Atividade de Extensão; , Curricularização da Extensão, Projeto Pedagógico de CursoResumen
Com a publicação do Plano Nacional de Educação em 2014 - PNE 2014-2024 e, posteriormente, da Resolução CNE/CES 07/2018, que definiu o final do prazo estabelecido para implantar a Curricularização da Extensão, dezembro de 2022, são recorrentes as dúvidas sobre como alocar a carga horária de extensão nos componentes curriculares, dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de graduação, principalmente nos componentes curriculares de Estágio obrigatório. Diante disso, emerge a necessidade de debater especificamente essa questão. Este texto é fruto do trabalho do autor como parecerista dos PPCs em relação à Curricularização da Extensão, no âmbito do Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O objetivo principal do presente estudo é demarcar as diferenças conceituais entre atividades de estágio e atividades de extensão, para fins de Curricularização da Extensão, nos cursos de graduação; além disso, o debate aqui apresentado objetiva contribuir com gestoras e gestores que atuam diretamente com a avaliação de PPCs e atividades de extensão curricularizadas.
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