Evasão escolar: problema que persevera na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3610

Palabras clave:

Atividade de extensão, Ensino superior, Ensino médio, Educação

Resumen

A evasão é um dos problemas recorrentes no ensino. Fazendo vistas a esse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo reconhecer os principais motivos que levam os alunos a essa evasão, assim como estimular o interesse pelos estudos da graduação em Engenharia Civil. As atividades foram realizadas por alunos da disciplina Atividade de Extensão do 7º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), campus Passos, com foco em escolas onde a maior concentração de alunos é de baixa ou média renda salarial no município de Passos/MG. O método empregado incluiu a apresentação de projetos e maquetes do curso de graduação por meio de palestras, acompanhados pela aplicação de um questionário para coleta de dados sobre tendência à evasão do público-alvo da atividade.  Os resultados obtidos culminaram na realização de um evento que promoveu a difusão da aplicação de conhecimentos e teorias relacionados à Engenharia Civil e pesquisa de dados diagnósticos que permitem a construção de estratégias de combate à evasão escolar local. Identificou-se reação positiva por parte dos estudantes, sugerindo que iniciativas desse tipo têm potencial para desempenhar um papel significativo no estímulo à capacitação e ao desenvolvimento de profissionais éticos, com impacto social e relevância no mercado de trabalho e na progressão educacional.

Biografía del autor/a

Marielza Corrêa dos Reis, UEMG/Passos

Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (PPGECiv - UFSCar)(2019). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Passos) (2016). Atualmente é Professora de Educação Superior na Universidade Estadual de Minas Gerais Unidade Passos - UEMG.

Mariele Corrêa dos Reis Maia, FAVENI / Discente

Graduado en Ingeniería Civil por la Universidad del Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus Passos. Maestría en Ingeniería Civil por el Programa de Estructuras y Construcción Civil (PPGECiv), de la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar).

Citas

ANDRADE, RODRIGO DE OLIVEIRA. Cai de patamar o número de estudantes que conseguem concluir a graduação nas universidades públicas no brasil. Revista Pesquisa, ed. 324, 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/cai-de-patamar-o-numero-de-estudantes-que-conseguem-concluir-a-graduacao-nas-universidades-publicas-no-brasil/. Acesso em: 21 fev. 2024.

BZUNECK, J. A.; BORUCHOVITCH, E. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

CAMPOS, G. A. O. Inserção de atividades de Extensão Universitária (EU) no curso de Engenharia Civil da UNESP-FEG: a visão dos alunos. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá – SP, 133f., 2021.

FERREIRA, E.C.S.; OLIVEIRA, N.M. Evasão Escolar no Ensino Médio: causas e consequências. Scientia Generalis, v. 1, n. 2, p. 39-48. 2020. Disponível em: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/v1n2a4. Acesso em: 21 fev. 2024.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 165 p, 2013.

MUSSLINER, Bruno Osvaldo; SILVA MUSSLINER, Monica de Sousa; MEZA, Edwin Benito Mitacc; RODRÍGUEZ, Guillermo Luján RODRÍGUEZ. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 42674-42692, 2021.

NERI, M.; OSORIO, M. C. Evasão Escolar e Jornada Remota na Pandemia. REVISTA NECAT – A. 10, nº 19, 2021.

OLIVEIRA, C.R. et al. Perfil dos Ingressantes: Relatório 2023 UEMG Passos. Passos: Núcleo de Apoio ao Estudante UEMG/Passos, 20p., 2023.

OLIVEIRA, Francisco Lidoval de; NÓBREGA, Luciano. Evasão escolar: um problema que se perpetua na educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 21, nº 19, 25 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/evasao-escolar-um-problema-que-se-perpetua-na-educacao-brasileira. Acesso em: 24 maio 2023.

PINTO, Erica Jaqueline Soares. Relações de gênero na carreira acadêmica em Engenharia Civil. João Pessoa, Tese (Doutorado) - UFPB/EDUCAÇÃO-PPGE, 152 f. 2019.

QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar a inclusão social. 25ª Reunião anual da Anped, Caxambu, v. 1, n.1, p. 01-10, set/out, 2002. Disponível em: http://www.seduc.go.gov.br/imprensa/documentos/Arquivos/15%20-%20Manual%20de%20Gest%C3%A3o%20Pedag%C3%B3gico%20e%20Administrativo/2.10%20Combate%20%C3%A0%20evas%C3%A3o/UM%20ESTUDO%20SOBRE%20A%20EVAS%C3%83O%20ESCOLAR%20-%20PARA%20PENSAR%20NA%20EVAS%C3%83O%20ESCOLAR.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

SERRA, S. M. B.; PALIARI, J.C. ; LORENZON, I.A. . Atividades de Extensão com Empresas de Engenharia Civil. In: COBENGE 2012 - XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012.Belém, PA,, v. 1. p. 1-11, 2012.

SILVA, Debora Bernardo; FERRE, Adriana Aparecida de Oliveira; GUIMARÃES, Patrícia dos Santos; LIMA, Ricardo; ESPINDOLA, Isabela Battistelo. Evasão no ensino superior público do Brasil: estudo de caso da Universidade de São Paulo. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 02, p. 248-259, jul. 2022.

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

Corrêa dos Reis, M., & Corrêa dos Reis Maia, M. (2024). Evasão escolar: problema que persevera na educação. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 18, 1–19. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3610