O uso de mídias sociais de forma independente e segura para a terceira idade
uma experiência de curricularização da extensão
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3598Palabras clave:
Curricularização da Extensão; Terceira Idade; Mídias Sociais; Golpes Digitais; Segurança Digital.Resumen
Com o objetivo de cumprir as metas apresentadas no Plano Nacional de Educação (PNE), o processo de curricularização da extensão nos cursos de ensino superior tem se expandido e já está presente na maioria dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Nesse contexto, o presente relato de experiência apresenta um projeto de extensão realizado pelos discentes do curso superior de Sistemas para Internet do IFSC - Campus Garopaba, na disciplina de Iniciação Científica e Extensionista. O objetivo do projeto foi ofertar oficinas sobre o uso seguro de plataformas de mídias sociais para pessoas da terceira idade, auxiliando-as na identificação de golpes e nos perigos que podem surgir no ambiente digital. A execução do projeto se deu em três etapas: (1) levantamento, por métodos exploratórios, do nível de conhecimento geral voltado para mídias sociais com os idosos residentes em Garopaba; (2) desenvolvimento de um modelo de conteúdo para ser abordado durante as oficinas com conteúdos relacionados às redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp; e (3) oficinas ministradas pelos discentes sobre o uso das mídias sociais. O projeto, que faz parte da política de curricularização da extensão, promoveu momentos de compartilhamento de conhecimento, socialização e acesso à infraestrutura do IFSC Campus Garopaba, além de possibilitar que os discentes exercessem um papel de protagonismo e contribuíssem com a comunidade local.
Citas
ALENCAR, Bruna de. Pesquisa tenta entender a complicada relação entre idosos e tecnologia. USP. São Paulo 25 de out. de 2013. Disponível em: https://www5.usp.br/noticias/especial-2/pesquisa-tenta-entender-a-complicada-relacao-entre-idosos-e-tecnologia/. Acesso em 18 jul. de 2023.
ARGOUD, Fernanda Isabel Marques; Garcia, Rafaela. Curricularização da Extensão no Campus Itajaí do Instituto Faderal de Santa Catarina (IFSC) - conquistas e desafios. Caminho Aberto: Revista de extensão do IFSC. v. 10, p. 113-116, 2019. DOI: 10.35700/ca2019010%p2530. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2530. Acesso em: 3 out. 2023.
BOCCHINI, Bruno. Pesquisa mostra exclusão de idosos do mundo digital e da escrita. Agência Brasil, São Paulo, 21 de agosto de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/pesquisa-mostra-exclusao-de-idosos-do-mundo-digital-e-da-escrita. Acesso em: 18 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação – CNE. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 18 jul. de 2023.
DE MELO, A. A.; DE SOUZA, A.; DE AGUIAR BENINCA, R.; VARGAS, S. Proposta de Ações de Extensão como parte da curricularização da extensão: um relato de experiência no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, v. 10 p. 108-112, 2019. DOI: 10.35700/ca2019010%p2527 (Original work published 27º de junho de 2019)
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução nº 61. 2016. Disponível em: http://cs.ifsc.edu.br/portal/files/consup_resolucao61_2016_extensao.pdf. Acesso em: 18 jul. de 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico de Curso Superior de Tecnologia - Campus Garopaba, 2020. Disponível em: https://sig.ifsc.edu.br/sigrh/downloadArquivo?idArquivo=1400991&key=b86748ec7971fa96815af1aa94245183. Acesso em: 03 out. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Curricularização da Extensão. c2022. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/curricularizacao-da-extensao. Acesso em: 03 out. 2023.
LEON, Lucas Pordeus. Cerca de 70% dos idosos não se sentem seguros na internet, diz estudo. Radioagência Nacional, 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2022-09/70-dos-idosos-nao-se-sentem-seguros-na-internet-diz-pesquisa. Acesso em: 18 jul. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.