Arte Educação
porque a vida (acadêmica) não basta
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3486Palabras clave:
Projeto de Extensão, Experimentação artística, Arte, EducaçãoResumen
Neste relato, apresentamos o Projeto Arte Educação, que insere a experimentação artística em um ambiente de ciência e tecnologia, onde ações dessa natureza são escassas e, ao mesmo tempo, necessárias. O projeto de extensão é desenvolvido no Câmpus Garopaba do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) desde 2014 e tem como objetivo valorizar a arte e a cultura da região, servindo como espaço para diálogos e fruição artística. Visa ainda estimular o uso das unidades educacionais públicas como local para difusão e criação de vertentes artísticas e expressões culturais. Para tanto, a cada ano, reúne estudantes, servidores e comunidade externa, promovendo reflexões e posteriores atividades relacionadas às diferentes manifestações, como dança, poesia, desenho, teatro e canto, e para tal, orienta-se na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner, e na metodologia de Augusto Boal. Entre os resultados, pode-se destacar o desenvolvimento interpessoal e a pró-atividade dos participantes, assim como maior número de eventos artísticos no Câmpus.
Citas
ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In MOLL, Jaqueline et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 33-45.
BOAL, Augusto Boal. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: ArtMed, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.