Planejamento urbano e o tripé da sustentabilidade
um relato de experiência vivenciado em uma escola pública de Ensino Fundamental do município de Salgueiro/PE
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3477Palabras clave:
Urbanismo, meio ambiente, escola, desenvolvimentoResumen
O urbanismo consiste no planejamento e estruturação de cidades para que estas tenham desenvolvimento igualitário. Assim, a qualidade ambiental urbana está intimamente relacionada às formas de vida de cada população e, por sua vez, este define a existência ou não de condições saudáveis de habitação sociais e ambientais. O objetivo do trabalho é relatar uma ação de extensão, realizada com alunos do 9º ano de uma Escola Estadual de Referência em Ensino Fundamental, situada na cidade de Salgueiro – PE, sobre a temática planejamento urbano e o tripé da sustentabilidade. A ação foi conduzida em formato de oficina, promovida em parceria com um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional Sustentável do Estado do Ceará. A oficina foi executada em três etapas, com início e fechamento em sala de aula, intercalado por uma visita de campo na área urbana, sede da escola, objetivando registrar, in loco, as condições ambientais discutidas em sala. O trajeto percorrido no campo foi de 1 km durante 1 hora e 40 minutos, em áreas estratégicas com diferentes condições de infraestrutura urbana. A consolidação da visita ocorreu em sala de aula, com o diálogo sobre como os problemas observados poderiam ser solucionados e, após este debate, os estudantes elencaram suas ideias e apresentaram para os demais colegas. Esta experiência permitiu aproximá-los de problemas vivenciados por eles e a pensarem em soluções para melhorarem o ambiente no qual estão inseridos. Assim, percebe-se que a escola é um forte aliado na formação de cidadãos conscientes.
Citas
ARAÚJO, F. A. da, S.; ANDRADE, L. P. de; MOLICA, R. J. R.; ANDRADE, H. M. L. da, S. Indicadores de sustentabilidade para sistemas agroflorestais: levantamento de metodologias e indicadores utilizados. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 60 Spe: p.246191, Brasília, 2022.
CARBONERA, L. de O. Avaliação de Florianópolis/SC como uma cidade sustentável e inteligente sob a ótica do Objetivo de desenvolvimento sustentável 6. Trabalho de conclusão de curso (graduação), universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Florianópolis 2022.
CAMARGO, A. C. C. B. de; OLIVEIRA, G. L.; MARTINS, Y. I. A.; SANTOS, F. M. de M. Análise da qualidade ambiental em área de intervenção urbana em Cuiabá – MT. E&S - Engineering and Science, Edição 4, v. 10, 2022.
CITTADIN, A.; PANDINI, E. O.; MONTEIRO, J. J. Práticas de sustentabilidade nas indústrias de revestimentos cerâmicos da microrregião sul de Santa Catarina, Desafio Online, Campo Grande, v.10, n.2, mai./ago. 2022.
COSTA, J. J.; NASCIMENTO, L. G. M.; OLIVEIRA, I. C. S.; MENESES, F. A. G.; LEAL, E. V. N. Sustentabilidade, Desenvolvimento e Planejamento Urbano em Cidades Históricas. Lium Concilium, Revista Concilium, v. 22, n. 2, 2022.
LOUZADA, R. M. Análise da qualidade ambiental urbana em álvares machado – SP. Tese Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente, Presidente Prudente -SP 2022.
ONU. Organizações das Nações Unidas. Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 2015.
SEABRA, G. Educação ambiental: atitudes e ações resilientes para o equilíbrio do planeta. Editora Barlavento, Ituiutaba, Minas Gerais, 2022.
SILVA, C. L. da. Uma cultura à sustentabilidade. XVI Seminários Nacional Demandas Sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea. Universidade de Santa Cruz de Sul, UNISC, Rio Grande do Sul, 2021.
TRIZOTE, K. E. Pousada na encosta da ilha do mel /pr: uma proposta de (re) conexão da arquitetura e natureza. Trabalho Conclusão de curso (Graduação), Centro Universitário Curitiba, unicuritiba, Curitiba 2022.
VEIGA, J. E. Para entender o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora 34, 2015 (1ª Edição). 232 p.
VIEIRA, A. H; ALVES, L. da S. F. O planejamento urbano na produção científica brasileira: revisão integrativa de literatura. Revista FIDES, v. 13, n. 1, p. 135-154, 29 abr. Rio Grande do Norte, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.