Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio:

análise de atitudes na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3398

Resumo

Como parte do projeto de extensão “Educação Física no Ensino Médio: uma proposta de Educação Esportiva”, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), o objetivo deste trabalho foi analisar como os alunos se comportaram em relação às atitudes de fair play, durante um projeto de Educação Esportiva nas aulas de Educação Física escolar (EFE) de uma turma do Ensino Médio. Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, de característica longitudinal, ao longo de três temporadas do modelo Sport Education (SE) com a mesma turma, do primeiro ao terceiro ano, em uma escola estadual de um município do interior do estado de São Paulo. Concluiu-se, a partir do projeto, que trabalhar com o fair play nas aulas de Educação Física, por meio do modelo SE, permitiu que os alunos refletissem sobre seus valores e atitudes para uma mudança de comportamento, por isso, espera-se que eles possam fazer uma transferência dos saberes atitudinais vivenciados no projeto para a vida.

Palavras-chave: Educação Física escolar; Sport Education; fair play; Ensino Médio.

Biografia do Autor

Beatriz de Souza Pereira, Universidade Estadual Paulista – Instituto de Biociências – UNESP – Câmpus de Rio Claro

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Rio Claro. 

Thomás Augusto Parente, Universidade Estadual Paulista – Instituto de Biociências – UNESP – Câmpus de Rio Claro

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de Rio Claro. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela mesma Universidade.

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID/UFRGS.

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista – Instituto de Biociências – UNESP – Câmpus de Rio Claro

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de Educação Física escolar I, II e III e coordenadora do Curso de Educação Física. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (mestrado e doutorado) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

de Souza Pereira, B. ., Parente, T. A., Ginciene, G., & Moreto Impolcetto, F. (2023). Projeto de Educação Esportiva no Ensino Médio:: análise de atitudes na Educação Física escolar. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–27. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3398