Oficinas de Robótica Livre Educacional: relato de experiência de um projeto de inovação pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3219

Palabras clave:

Robótica educacional, Educação, Inovação pedagógica

Resumen

Este relato objetiva apresentar as atividades desenvolvidas em um projeto de inovação pedagógica, aprovado em um edital de fomento da Universidade de Pernambuco (UPE) para alunos e professores de ensino médio e universitário. Foram realizadas três oficinas com estudantes e uma com professores universitários, totalizando quatro oficinas. As oficinas proporcionaram aos participantes reflexões sobre o ensino e aprendizagem de forma lúdica e dinâmica, bem como despertou o pensamento crítico, trabalho em equipe com foco em cooperação e colaboração, com vistas a resolver problemas reais do dia a dia. Por fim, o projeto promoveu aos participantes o primeiro contato com a robótica livre, diminuindo a distância entre o participante e o conhecimento acerca da temática, além de gerar as vivências e reflexões acerca da prática e do conhecimento adquirido sobre a temática.

Citas

ARAÚJO, Patrícia Maria Caetano de. Um olhar docente sobre as tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo. Belo Horizonte, 2004. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Disponível em <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_AraujoPM_1.pdf>. Acesso em 23/05/2020.

BORTOLINE, Angélica; Gräbin , Camila , Gerhardt, Liana Marieli, Pereira, Lívia Bendetti , Scherer, Melissa Schneider, Bersch, Maria Elisabete. Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais da informações e da comunicação no processo educativo. Revista destaques acadêmicos, CCH/UNIVATES, v. 4, n. 2, 2012

CRUZ, Márcia Elena. Jochims Kniphoff.; Lux, Beatriz.; Haetinger, Werner.; Engelmann, Emígdio Henrique; Horn, Fabiano (2007). Formação Prática do Licenciando em Computação para Trabalho com Robótica Educativa. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, São Paulo, 2007. Acesso em 17 abr., 2021, <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/583>.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PEREIRA, Márcio Lúcio Dias. Projetos de robótica educacional como apoio ao ensino de matemática e física: criando um protótipo de robô controlado por sensor de luminosidade / Márcio Lúcio Dias Pereira. -- São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2015.

Santos, Franklin. Lima; Nascimento, Flávia Maristela e Bezerra, Romildo. (2010). REDUC: A robótica Educacional como abordagem de baixo custo para o ensino de computação em cursos técnicos e tecnólogos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Salvador. WIE 2010. Acesso em 19 abr., 2020, https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2053.

Publicado

2022-02-04

Cómo citar

de Farias Junior, I. H., & Vieira, J. K. M. (2022). Oficinas de Robótica Livre Educacional: relato de experiência de um projeto de inovação pedagógica. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 16, 1–10. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3219