Esta es un versión antigua publicada el 2021-05-05. Consulte la versión más reciente.

Mídias na Educação: uma prática extensionista educomunicativa no Rio Grande do Norte

Autores/as

Palabras clave:

Educomunicação. Mídias. Ensino Médio.

Resumen

Este artigo busca relatar a experiência do projeto Mídias na Educação desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Escola Estadual Edgar Barbosa entre maio e dezembro de 2019. A proposta visa refletir sobre os desafios e a importância da educomunicação como intervenção no cenário da educação pública brasileira. Mais do que fomentar o uso dos meios de comunicação como mecanismo educativo, a educomunicação visa principalmente: promover a participação crítica e cidadã, o protagonismo e a autonomia, e o desenvolvimento de habilidades técnicas e atitudinais na formação de jovens. 

 

doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p15-24.3117

 




Biografía del autor/a

Janaine Sibelle Freires Aires, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lider do EPA! - Grupo de Pesquisa em Economia Politica do Audiovisual.

Leônidas Teixeira de Carvalho Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduando em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista do Projeto de Extensão Mídias na Educação. 

Rebeca de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduanda em Comunicação Social - Audiovisual pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Voluntária do Projeto de Extensão Mídias na Educação.

Citas

ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615065/mod_resource/content/1/Projetos%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o.pdf >Acesso em: 30 de dezembro de 2020

CITELLI, Adilson Odair; SOARES, Ismar de Oliveira; LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Educomunicação. Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, p. 12-25, 30 dez. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

HARGITTAI, Eszter; HINNANT, Amanda. Digital Inequality: Differences in Young Adults' Use of the Internet. Communication Research, 35(5), 2008, 602–621.

IBGE. Panorama cidades – Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/panorama >Acessado em 08 de fevereiro de 2021.

MÁRQUES, Fernanda Telles; TALARICO, Blueth Sabrina Lobo Uchôa. Da comunicação popular à educomunicação: reflexões no campo da “educação como cultura”. Atos de Pesquisa em Educação, v. 11, n. 2, p. 422-443, 2016.

ROWLANDS, Ian; NICHOLAS, David; WILLIAMS, Peter Williams; HUNTINGTON, Pau; and FIELDHOUSE, Maggie.The Google generation: the information behaviour of the researcher of the future. Aslib Proceedings, v. 60, 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/215500461_The_Google_generation_The_information_behaviour_of_the_researcher_of_the_future> Acessado em 28 de janeiro de 2020

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Publicado

2021-05-05

Versiones

Cómo citar

Aires, J. S. F., Carvalho Neto, L. T. de, & Souza, R. de. (2021). Mídias na Educação: uma prática extensionista educomunicativa no Rio Grande do Norte. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 15–24. Recuperado a partir de https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3117

Número

Sección

Artigos