Horta CCICA: integração e Desenvolvimento de Adolescentes em Vulnerabilidade Social
Palabras clave:
Extensão UTFPR. Formação humana. Hortaliças. Integração social.Resumen
O envolvimento com atividades de horta é uma excelente oportunidade para recreação educativa, além de propiciar conhecimentos e despertar habilidades. Assim, o trabalho teve por objetivo envolver os adolescentes em oficinas de cultivo e manutenção da horta, promover a autoconfiança e fortalecimento de vínculos afetivos. Foram realizadas seis oficinas, onde os participantes tiveram contato com o solo, às plantas e as práticas de cultivo agroecológicas. O trabalho contribuiu para a valorização do trabalho em equipe, compreensão sobre a produção de alimentos e hábitos saudáveis, permitindo aos adolescentes a experiência de cultivar hortaliças orgânicas que chegaram à mesa de suas famílias. Promoveu o envolvimento direto da universidade com a comunidade e atuação efetiva dos graduandos em problemas reais, bem como o estímulo ao olhar mais solidário para o próximo e maior visibilidade da instituição de ensino junto à sociedade.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p41-49.3026
Citas
ABRAMOVAY, Mirian et al. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO/ BID, 2002. Disponível: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127138_por Acesso: 09 jul 2020.
CHIERRITO-ARRUDA, Eduardo et al. Percepção ambiental e afetividade: vivências em uma horta comunitária. Ambiente & Sociedade, v.21, 2018.
COELHO, Denise Eugenia; BÓGUS, Claudia Maria. Vivências de plantas e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.25, n.3, p.761-771, 2016.
HORTA SOLIDÁRIA. Alimentando cidadania. 2017. Disponível em: http://www.selosocial.com/projeto/1315 Acesso: 11 abr 2019.
SEBRÃO, Graciane Daniela et al. “IFSC Consciente”: desenvolvimento de práticas de conscientização ambiental. Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC, n. 10, 2019.
PEREIRA, Sandra Eni Fernandes Nunes. Crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social: Articulação de redes em situação de abandono ou afastamento do convívio familiar. 2010. Disponível em: http://www.aconchegodf.org.br/biblioteca/artigos/artigo01.pdf Acesso em: 09 jul 2020.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.