Empreendedorismo social: as lições que vêm de um brechó
Palabras clave:
Empreendedorismo social. Projeto integrador. Gestão de projetos.Resumen
O presente artigo relata a experiência de empreendedorismo social no Projeto Integrador (PI), do Curso Técnico em Administração Concomitante, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Garopaba, e que foi ganhador do Prêmio IFSC de Inovação, Categoria Sala de Aula 2019. O projeto “Nós por Eles”, denominação atribuída pelos próprios alunos, direcionou esforços para beneficiar a Casa de Repouso Imaculada Conceição, de Imbituba-SC, por meio da realização de um brechó. O trabalho expõe que como atividades de extensão associadas à perspectiva do empreender com viés social, podem proporcionar efeitos positivos, tanto para aqueles que são o público-alvo da iniciativa quanto para seus protagonistas. Traz também um relato da percepção dos estudantes a respeito das ações executadas e dos aprendizados que o projeto “Nós por Eles” proporcionou aos estudantes, docentes e demais envolvidos.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p76-86.2922
Citas
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 10 jun. 2017.
DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3ª ed. Editora Câmpus: Rio de Janeiro, 2008.
FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 05-28, abr./jun. 1999.
GUERRA, M. J.; GRAZZIOTIN, Z. J. Educação empreendedora nas Universidades Brasileiras. In: LOPES, R. M. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 67-91.
KEELING, R. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002.
IFSC – INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CARINA CÂMPUS GAROPABA. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado. Garopaba, 2018.
LIBERATO, A. C. T. Empreendedorismo na escola pública: despertando competências, promovendo esperança! Brasília: Sebrae, 2007. Disponível em: http://www.oei.es/etp/empreendedorismo_escola_publica_teixeira.pdf. Acesso em: 1º abr. 2017.
LOPES, C. L. J.; TORKOMIAN, A. L. V. Um breve estudo da disciplina de empreendedorismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sul de Minas Gerais como um indicador de mudança comportamental e geração de inovação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS, 24., 2014, Belém, PA. Anais [...]. Belém, 2014. Disponível em: www.anprotec.org.br/Relata/ArtigosCompletos/ID%2046.pdf. Acesso em: 1º abr. 2017.
OLIVEIRA, E. M. Empreendedorismo social: da teoria à prática, do sonho à realidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
ONU – ORGANIZAÇOES DAS NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos do desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 20 jan. 2021.
SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
STEVENSON, H. H.; JARILLO, J. C. A Paradigm of Entrepreneurship: Entrepreneurial Management. Strategic Management Journal, v. 11, pp. 17-27, summer 1990.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.