Empreender na escola – aplicando o miniempresa
Palabras clave:
Empreendedorismo. Aprendizado. Empreender. Mini empresaResumen
Com a intenção de oferecer experiências práticas em negócios por meio da organização e da operação de uma empresa, foi proposto o projeto Miniempresa, por professores da faculdade de Administração da Unifesspa e com parceria, no suporte metodológico, da ONG Junior Achievement. O projeto foi desenvolvido com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do interior do Estado do Pará. Os alunos aprenderam conceitos de empresa, livre iniciativa, mercado, comercialização e produção e constituíram uma miniempresa de ecobags. Por meio desta, aprenderam a planejar, produzir e vender um produto, dentre outras atividades. Constatou-se que o projeto contribuiu para a formação dos adolescentes quanto a conhecimentos e perspectivas para o mercado de trabalho e quanto a aspectos comportamentais e de interação grupal.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p96-105.2906
Citas
BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: conceitos e definições. Revista de empreendedorismo, inovação e tecnologia, v. 1, n. 1, p. 25-38, 2015.
BIZZOTTO, Carlos Eduardo Negrão; DALFOVO, Oscar. Ensino de empreendedorismo: uma abordagem vivencial. In: EGEPE, 2. Anais ... Londrina, Paraná, 2011. p.?
BRASIL, Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm Acesso em 07 de março de 2021
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. Uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura, 2006.
DOLABELA, Fernando; FILION, Louis Jacques. Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.3, n.2, p. 134-181, 2013.
DORNELAS, José. A. Empreendedorismo: transformando idéias em Negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DRUCKER, Peter Ferdinand.Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo, Cengage Learning, p. 400, 2017.
DRUZIAN, Gustavo Lau; JARDIM, Matheus Silveira; SILVA, Ana Carolina C, Josende; GUSE, Jaqueline Carla; KESSLER Márcia Samuel; GHISLENI, Taís Steffenello. Educação empreendedora: Estudo de caso com alunos em uma escola estadual da região central do Rio Grande do Sul. Disciplinarum Scientia. Série: Sociais Aplicadas, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 31-41, 2017.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: Martin W. Bauer & George. Gaskell, G. (Orgs.), Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (pp. 64-89).(Pedrino. A. Guareschi, Trad.). 12 ed.Petrópolis, R.J.: Vozes, 2014 (Original publicado em 2000
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
HENRY, Colette.; HILL, Frances.; LEITCH, Claire. Entrepreneurship education and training: can entrepreneurship be taught? part 1. Education + Training, v. 47, n. 2, p. 98-111, 2005.
JUNIOR ACHIEMENT BRASIL. MINIEMPRESA. Manual do Achiever. Associação Junior Achievement do Brasil, Porto Alegre,2014.
_________________. Sobre a JA. JA BRASIL,2021. Disponível em < https://www.jabrasil.org.br/sobre-nos>. Acesso em: 03/02/2021.
LOPES, Rose Mary Alameida. Referenciais para a educação empreendedora. In: LOPES, R. M. A. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier: São Paulo: SEBRAE, 2010.
LORENTZ, Márcia Helena Nascimento. O comportamento empreendedor de diretores da UFSM e sua percepção quanto à universidade empreendedora. 2015. 155 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Administração, 2015.
MALACARNE, Robson; BRUNSTEIN, Janete; BRITO, Margarete Dias Formação de Técnicos Agropecuários Empreendedores: O caso do IFES e sua participação na OBAP. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 2, p. 20-41, 2014.
MENDES, Maria Teresa Teixeira 2011. 288p. Educação Empreendedora: uma visão holística do empreendedorismo na educação. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia. Lisboa, 2011.
NECK, Heide M.; GREENE, Patricia. G. Entrepreneurship education: known worlds and new frontiers. Journal of Small Business Management, v. 49, n. 1, p. 55-70, 2011.
NEUMAN, William Lawrence. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Boston : Allyn & Bacon,1997.
SARASVATHY, Saras. D.; VENKATARAMAN, Sankaran. Entrepreneurship as method: open questions for an entrepreneurial future. Entrepreneurship theory and practice, v. 35, n. 1, p. 113-135, 2011.
SCHAEFER, Ricardo; MINELLO, Italo Fernando. Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Pensamento contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro. v. 10, n. 3, p. 60-81, jul./set. 2016.
SILVA, Júlio Fernando da.; PENA, Roberto Patrus Mundim. O “Bê-Á-Bá” do Ensino em Empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 2, p. 372-401, 2017.
SILVA, Fabiane da Costa.; MANCEBO, Rafael Cuba.; MARIANO, Sandra Regina Holanda. Educação empreendedora como método: o caso do Minor e inovação da UFF. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 1, p. 196-216, 2017.
TSCHÁ, Elizabeth Regina.; CRUZ NETO, Genésio Gomes. Empreendendo colaborativamente ideias, sonhos, vidas e carreiras: o caso das células empreendedoras. In: GIMENEZ, Fernando Antônio Prado. Emerson Carneiro Camargo; Alexandre Donizete Lopes de Moraes; Franciele Klosowski. (Org.) Educação para o empreendedorismo. Curitiba: Agência de Inovação da UFPR, 2014.
VIEIRA, S. F. A.; MELATTI, G. A.; OGUIDO, W. S.; PELISSON, C.; NEGREIROS, L. F. Ensino de empreendedorismo em Cursos de Administração: um levantamento da realidade brasileira. Revista de Administração FACES , v. 12, n. 2, p. 93-114, 2013.
YUSOFF, Mohd Nor Hakimin Bin.; ZAINOL, Fakhrul Anwar.; IBRAHIM, Mohamed Dahlan Bin Entrepreneurship Education in Malaysia’s Public Institutions of Higher Learning: a review of the current practices. International Education Studies, v. 8, n.1, p. 17-28. 2015.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Versiones
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.