Mudando vidas invisibilizadas: percepções de participantes sobre os impactos de um projeto de inclusão e letramento digital

Autores

  • Alessandra Rodrigues Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Ana Carolina Sales Oliveira Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
  • Ivan Venâncio de Oliveira Nunes Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
  • Jéssica Dessihé Canuto Flora da Silva Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca2020016-232869

Palavras-chave:

Letramentos Digitais. Inclusão Digital. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Extensão universitária.

Resumo

Considerando a cultura digital em que estamos hoje inseridos e a necessidade de usos críticos e criativos das tecnologias nos mais diversos contextos sociais, nas relações de trabalho, nas escolas etc., este estudo analisa as percepções de sujeitos acerca dos impactos de sua participação em um projeto de extensão universitária cujo objetivo é promover a inclusão digital e social e desenvolver letramentos digitais de sujeitos com nível fundamental e médio de escolaridade. Os dados foram coletados ao longo de 2018 por meio de registros escritos dos participantes. Os depoimentos indicam que os sujeitos passaram a ter melhores condições de acesso à informação e à cultura, além de ampliarem os usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no cotidiano e iniciarem um processo de empoderamento.

 

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2020.ano7n13.p16-23.2869


Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Letras, tem especialização em Língua Portuguesa e Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. É professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei.


Ana Carolina Sales Oliveira, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Pedagogia pela Universidade Paulista. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Docente da Universidade Federal de Itajubá. 

Ivan Venâncio de Oliveira Nunes, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Mestre em Ciências do Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá , bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Itajubá e Técnico em Meio Ambiente e Agroenergia pela Escola Técnica Limassis, Fundação ROGE. Graduando em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura Plena, na Universidade Federal de Itajubá. 

Jéssica Dessihé Canuto Flora da Silva, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Graduanda em Química licenciatura na Universidade Federal de Itajubá. Integrante dos projetos de extensão universitária QUITrupe e LEDICamp.

Downloads

Publicado

2021-03-13 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Como Citar

Rodrigues, A., Oliveira, A. C. S., Nunes, I. V. de O., & Silva, J. D. C. F. da. (2021). Mudando vidas invisibilizadas: percepções de participantes sobre os impactos de um projeto de inclusão e letramento digital. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (13), 16–23. https://doi.org/10.35700/ca2020016-232869 (Original work published 13º de março de 2021)

Edição

Seção

Artigos