Esta es un versión antigua publicada el 2021-05-05. Consulte la versión más reciente.

CNMACquinho: uma experiência entre universidade, escola e comunidade

Autores/as

Palabras clave:

Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, Oficinas, Jogos, Raciocínio lógico, PIBID.

Resumen

Este relato apresenta uma das ações desenvolvidas no XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, ocorrido em 2019. Foram criadas oficinas para os participantes mirins e os estudantes da graduação em Matemática, do PIBID, docentes da Faculdade de Matemática e professores da rede pública de ensino compuseram a equipe condutora do trabalho. Os resultados indicam que as oficinas possibilitaram estimular o raciocínio lógico dos participantes e o interesse pela Matemática.

 

doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p138-143.2826


Citas

CERPE, Renan. O Segredo do Cubo Mágico em 8 passos – Método básico. Santa Bárbara d’Oeste: CYMK Quality Gráfica e Editora, 2014.

FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Orgs). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 47-76.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado). Campinas, SP. Faculdade de Educação, UNICAMP, 2000.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto de sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

GOLOMB, Solomon Wolf. Checker Boards and Polyminoes. American Mathematical Monthly, 1954.

MACHADO, Djeison. Propostas didáticas para o ensino do número PI. Trabalho de Conclusão de Curso - (Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/126609/Djeison_Machado.pdf?sequence=1 > . Acesso em: 18 dez. 2019.

TIGGEMANN, Iara Suzana et. al. Geoplanos e redes de pontos – Conexões e Educação Matemática / Iara Suzana Tiggemann et al. V. 1 Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Publicado

2021-05-05

Versiones

Cómo citar

Bronzi, M. A., Marin, D., de Marco, F. F., & Lopes, Érika M. C. (2021). CNMACquinho: uma experiência entre universidade, escola e comunidade. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 138–143. Recuperado a partir de https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2826

Número

Sección

Relatos de Experiência