Peer Instruction e a Experimentação em Física: a Eletrostática no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Gustavo Barbosa Bopsin Universidade Federal do Rio Grande - Campus Santo Antônio da Patrulha
  • Felipe da Silva Borges Universidade Federal do Rio Grande - Campus Santo Antônio da Patrulha
  • Charles Guidotti Universidade Federal do Rio Grande - Campus Santo Antônio da Patrulha

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201901199-1022642

Palabras clave:

Ensino de Física. Peer Instruction. Atividades experimentais. Eletrostática. PIBID

Resumen

Neste relato de experiência, apresentamos uma atividade desenvolvida por dois professores em formação inicial, no âmbito do PIBID. A referida atividade teve como objetivo desenvolver conceitos de eletrostática no nono ano do Ensino Fundamental, alinhando o método Peer Instruction a quatro atividades experimentais. Após a ação, foi observado que a metodologia utilizada oportunizou aos estudantes falar, escrever e pensar Física de modo crítico e criativo já nesta etapa escolar.

 

DOI: https://doi.org/10.35700/ca.2019.ano6n11.p99-102.2642

Publicado

2019-12-04 — Actualizado el 2021-10-12

Versiones

Cómo citar

Bopsin, G. B., Borges, F. da S., & Guidotti, C. (2021). Peer Instruction e a Experimentação em Física: a Eletrostática no Ensino Fundamental. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (11), 99–102. https://doi.org/10.35700/ca201901199-1022642 (Original work published 4 de diciembre de 2019)

Número

Sección

Relatos de Experiência