“Olhos D’Água”: promovendo o estímulo à leitura e a igualdade de gênero em escolas da rede pública de Itajaí

Autores

  • Leonardo da Silva Instituto Federal de Santa Catarina
  • Eliane Pellegrini
  • Beatrice Gonçalves
  • Melina Chiba Galvão

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca2019010%25p2456

Palavras-chave:

Leituras dramáticas. Igualdade de Gênero. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O projeto de extensão “Olhos D’Água”: promovendo o estímulo à leitura e à igualdade de gênero em escolas da rede pública de Itajaí teve como objetivo promover reflexões sobre gênero e incentivar a formação de leitores tendo como público-alvo alunos e servidores de escolas da rede municipal de ensino que ofertam cursos voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dentre as atividades desenvolvidas, estiveram oficina de formação em leitura dramática, roda de conversa com professores sobre a temática gênero bem como leituras dramáticas com alunos e professores nas escolas. O projeto, desenvolvido no último trimestre de 2017, objetivou contribuir para o estímulo à reflexão e discussão sobre as questões de gênero no ambiente escolar e sobre o papel de alunos e professores na construção de uma sociedade igualitária.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2019.ano6n10.p47-53.2456

Biografia do Autor

Leonardo da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Itajaí. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC). Mestre em Estudos Culturais pelo mesmo programa e Licenciado em Letras/Inglês e Literaturas (UFSC). Membro do "Grupo de Pesquisa Perspectivas Queer", "Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa" e do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português - Língua Estrangeira (NUPLE - UFSC), e examinador das provas do CELPE-Bras. Foi Instrutor de Português Básico na Escola de Português de Middlebury College em 2015 e trabalhou como Teaching Assistant [Assistente de Ensino] de Português e instrutor das disciplinas de graduação "Beginning Portuguese", "Intermediate Portuguese" e "Advanced Portuguese" na mesma instituição durante o ano acadêmico 2013/2014. Foi bolsista do programa CAPES/Fipse de Interdisciplinaridade nas áreas de Cinema, Literatura e Estudos Culturais na Wayne State University (2009) e bolsista de Iniciação Científica do Cnpq (2010-2011) sob orientação da Prof. Anelise Reich Corseuil com a pesquisa intitulada "A representação do Brasil nos seriados televisivos norte-americanos".

Áreas de interesse: Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (em especial Inglês e Português), Estudos Culturais, Pedagogia Crítica, Letramento Crítico, Literatura e Ensino.

Downloads

Publicado

2019-06-27 — Atualizado em 2021-10-12

Versões

Como Citar

Silva, L. da, Pellegrini, E., Gonçalves, B., & Chiba Galvão, M. (2021). “Olhos D’Água”: promovendo o estímulo à leitura e a igualdade de gênero em escolas da rede pública de Itajaí. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (10). https://doi.org/10.35700/ca2019010%p2456 (Original work published 27º de junho de 2019)

Edição

Seção

Artigos