Educação financeira para crianças: relato de experiência de um projeto de extensão

Autores

  • Adriana Stefanello Somavilla Instituto Federal do Paraná (IFPR) http://orcid.org/0000-0002-4368-5658
  • Crisiane Rezende Vilela de Oliveira Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Cristina Miho Takahashi Ikuta Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Isis Moura Tavares Instituto Federal do Paraná (IFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20160515-252028

Palavras-chave:

Educação Financeira. Ensino Fundamental, Extensão, Oficinas Pedagógicas

Resumo

Esse artigo destaca as ações do Projeto de Extensão Educação Financeira para Crianças, resultantes da parceria entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Escola Municipal Eny Caldeira, realizada em 2014, na cidade de Curitiba/PR. A formação fi nanceira promovida no ambiente escolar é uma das estratégias para que o aluno se torne agente de seu próprio desenvolvimento. Nessa direção, foram realizadas ofi cinas pedagógicas e multidisciplinares enfatizando o conceito de educação fi nanceira. Foram desenvolvidas atividades com base nas vertentes informação e formação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Nesse rumo, o objetivo do projeto foi infl uenciar a comunidade escolar para que a educação fi nanceira esteja inserida no ensino fundamental, pois sua abordagem colabora para que as crianças sejam mais críticas, proativas e autônomas em relação às finanças.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2016.ano3n5.p15-25.2028

Biografia do Autor

Adriana Stefanello Somavilla, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

- Docente de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Foz do Iguaçu

- Aluna regular do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN)-Nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Foz do Iguaçu

Crisiane Rezende Vilela de Oliveira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Aluna regular do Programa de Pós-graduação em Métodos Numéricos e Engenharia - Nível Doutorado na UFPR/Curitiba e professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPR/Curitiba e integrante do GTAO/UFPR.

Cristina Miho Takahashi Ikuta, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela PUC/PR e acadêmica do Curso Superior em Ciências Contábeis – Bacharelado no IFPR/Curitiba.

Isis Moura Tavares, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia pela UTFPR/PR e professora de Artes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPR/Curitiba.

Downloads

Publicado

2017-01-12 — Atualizado em 2021-10-14

Versões

Como Citar

Somavilla, A. S., Vilela de Oliveira, C. R., Ikuta, C. M. T., & Tavares, I. M. (2021). Educação financeira para crianças: relato de experiência de um projeto de extensão. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (5), 15–25. https://doi.org/10.35700/ca20160515-252028 (Original work published 12º de janeiro de 2017)

Edição

Seção

Artigos