A prática da educação ambiental à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no Centro Educativo Municipal Joaquim Cavalcante, em Piripiri (PI)

Autores

  • Bruna de Sousa Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.
  • Rayssa Marlion Guimarães Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.
  • Verônica Maria Cézar Clemente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.
  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20160551-561984

Palavras-chave:

Lixo. Ensino. Reciclagem.

Resumo

A presente atividade de extensão foi realizada no intuito de pôr em prática princípios da Educação Ambiental (EA) por todos os membros da comunidade que compõem o Centro Educativo Municipal Joaquim Cavalcante (CEMJC). Desse modo, a atividade pautou-se na elaboração de visita ao lixão do município de Piripiri (PI), elaboração de uma cartilha e apresentação da mesma na instituição supracitada. Desse modo, a partir da presente atividade de extensão podem-se perceber mudanças no público, no sentido de sua sensibilização frente aos problemas de poluição ambiental. Pois através da reciclagem ou reutilização tem-se a possibilidade de redução da quantidade de lixo produzida no citado município. Nesse contexto, a atividade de extensão mostrou-se satisfatória, podendo ser ampliada para outras instituições educacionais.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2016.ano3n5.p51-56.1984

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro (2009); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). É Revisor da Revista Eletrônica Caderno de Geografia, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa em Geografia Física, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em estudos sobre degradação/desertificação, bacias hidrográficas e ensino de ciências, com publicações de manuscritos completos em periódicos e em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri, Classe D III, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva. Tem interesse nas temáticas sobre Degradação/Desertificação, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Bacias Hidrográficas e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2017-01-12 — Atualizado em 2021-10-14

Versões

Como Citar

Lima, B. de S., Santos, R. M. G., Clemente, V. M. C., & dos Santos, F. de A. (2021). A prática da educação ambiental à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no Centro Educativo Municipal Joaquim Cavalcante, em Piripiri (PI). Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (5), 51–56. https://doi.org/10.35700/ca20160551-561984 (Original work published 12º de janeiro de 2017)

Edição

Seção

Relatos de Experiência