A importância da qualificação de manipuladores de alimentos: estudo de caso na produção de salgados na cidade de Mariana/MG

Autores

  • Vera Lúcia de Miranda Guarda Universidade Federal de Ouro Preto
  • Aline Fonseca Bornachi Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Beatriz Tonhela Rocha Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Thais dos Santos Rodrigues Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201503%25p1824

Palavras-chave:

Manipulador de alimentos. Boas Práticas. Salgadinhos. Mulheres. Doenças Transmitidas por Alimentos - DTA.

Resumo

Entre os anos de 2011 e 2014, 102 pessoas, 82,35% de  mulheres, foram capacitadas em manipulação de alimentos. Nesse mesmo período, a pedido da VISA de Mariana/MG realizou-se um levantamento da qualidade bacteriológica de salgados comercializados com o objetivo de verificar a qualidade dos mesmos quando vendidos por padarias, lanchonetes e salgadeiras particulares. 13% das amostras analisadas foram reprovadas por apresentarem a presença de bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli e 82,61% das 23 amostras analisadas apresentaram algum tipo de contaminação. Conclui-se que a necessidade da capacitação em Manipulador de alimentos é real, pois as condições sanitárias dos estabelecimentos eram precárias, a temperatura de armazenamento inadequada e observou-se descumprimento das regras de Boas Práticas.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n3.p14-22.1824

Biografia do Autor

Vera Lúcia de Miranda Guarda, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Associada IV do Departamento de Farmácia - Escola de Farmácia, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atua na área de qualidade de águas e coordena o Núcleo da Cátedra UNESCO: água, mulheres e desenvolvimento (NUCAT). Vencedora do prêmio Santander Universidade Solidária em 2013.

Aline Fonseca Bornachi, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Discente de Engenharia Ambiental e Farmácia - bolsista no projeto de Extensão Capacitação para Manipuladores de Alimentos da Cátedra UNESCO.

Beatriz Tonhela Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Discente de Engenharia Ambiental e Farmácia - bolsista no projeto de Extensão Capacitação para Manipuladores de Alimentos da Cátedra UNESCO.

Thais dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Discente de Engenharia Ambiental e Farmácia - bolsista no projeto de Extensão Capacitação para Manipuladores de Alimentos da Cátedra UNESCO.

Publicado

2016-02-17 — Atualizado em 2021-10-15

Versões

Como Citar

Guarda, V. L. de M., Bornachi, A. F., Rocha, B. T., & Rodrigues, T. dos S. (2021). A importância da qualificação de manipuladores de alimentos: estudo de caso na produção de salgados na cidade de Mariana/MG. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (3). https://doi.org/10.35700/ca201503%p1824 (Original work published 17º de fevereiro de 2016)

Edição

Seção

Artigos