O módulo como prática pedagógica no Colégio de Aplicação João XXIII: possibilidades para educar geográfica e historicamente

Autores

  • Rosângela Veiga Júlio Ferreira Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
  • Andreia Cristina Teixeira Tocantins Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila Silva Pinho Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201503%25p1813

Palavras-chave:

Módulo. Prática pedagógica. Ensino de Geografia e História.

Resumo

O objetivo deste texto é discutir possibilidades e limites de práticas pedagógicas realizadas em um Colégio de Aplicação. Tais práticas têm sido objeto de investigação sistematizada, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores. As múltiplas linguagens são defendidas como escolhas possíveis para a compreensão dos conhecimentos geográficos e históricos, sendo a literatura a escolhida para sustentar os argumentos ora apresentados. A partir de análises realizadas, à luz da metodologia da pesquisa narrativa, com base nas interações discursivas das crianças, de forma longitudinal, a pesquisa vem constatando que as práticas realizadas no módulo possibilitam a reflexão sobre conceitos oriundos dessas áreas do conhecimento a partir das experiências lúdicas que podem ser vivenciadas nesse tipo de metodologia.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n3.p81-90.1813

Biografia do Autor

Rosângela Veiga Júlio Ferreira, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Doutora em Educação e professora  do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.

Andreia Cristina Teixeira Tocantins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Cursa Bacharelado em Geografia pela mesma instituição e Especialização em Educação no Ensino Fundamental pelo Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.

Camila Silva Pinho, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

Especialista em Educação no Ensino Fundamental e Pedagoga do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ.

Publicado

2016-02-17 — Atualizado em 2021-10-15

Versões

Como Citar

Ferreira, R. V. J., Tocantins, A. C. T., & Pinho, C. S. (2021). O módulo como prática pedagógica no Colégio de Aplicação João XXIII: possibilidades para educar geográfica e historicamente. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (3). https://doi.org/10.35700/ca201503%p1813 (Original work published 17º de fevereiro de 2016)

Edição

Seção

Artigos