Espaço Experiência em Palavras: um convite à escrita como forma de cuidado em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3582Abstract
O presente relato de experiência tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas nos anos de 2020 e 2021 em um projeto de extensão denominado “Espaço Experiência em Palavras”. O projeto foi criado em meio à vivência da pandemia de Covid-19, momento de grandes incertezas e angústias para toda a população, no qual se percebeu a necessidade de um espaço para compartilhamento de sentimentos e emoções. Uma equipe formada por psicólogas e profissionais da área de Letras em uma universidade federal no sul do Brasil propôs um espaço virtual aberto a contribuições escritas que pudessem ser compartilhadas publicamente nas redes sociais. Durante a execução do projeto, foram recebidos relatos sobre a experiência de vivenciar uma pandemia, além de outros temas que nos afetam e fazem parte de nossa existência. Ao todo, 40 relatos foram publicados nas redes sociais e compartilhados em um blog como uma forma de repositório das produções escritas. A experiência da criação de um projeto propiciou momentos de encontro, mesmo que virtual, entre as proponentes, possibilitando o fortalecimento de ferramentas emocionais para o enfrentamento da pandemia.
References
ALVES, A. L. C. Escrita Expressiva no Bem-Estar: Impacto das Experiências Difíceis e dos Recursos. Dissertação de Mestrado - Mestrado Integrado em Psicologia. Escola de Psicologia, Universidade do Minho, 2020. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/67579/1/Dissertacao_Ana_Alves.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Zahar, 2001.
BENETTI, I. C.; OLIVEIRA, W. F. O poder terapêutico da escrita: quando o silêncio fala alto. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, Florianópolis, v. 8, n. 19, p. 67-76, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69050. Acesso em: 12 jun. 2023.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002, p. 20-28. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/. Acesso em: 12 jun. 2023.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Projeto Periferia, 2003. Disponível em https://www.marxists.org/portugues/debord/1967/11/sociedade.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
FIGUEIRAS, M. J.; MARCELINO, D. Escrita terapêutica em contexto de saúde: uma breve revisão. Análise psicológica, Lisboa, v. 2, n. 26, p. 327-334, 2008.
FISCHER, R. M. B. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: COSTA, M.V.; BUJES, M.I.E. (orgs.) Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, p. 117-140, 2005.
KUSS, A. S. S. Não pise no meu vazio. São Paulo: Patuá, 2017.
PENNEBAKER, J. W.; BEALL, S. K. Confronting a traumatic event: toward an understanding of inhibition and disease. Journal of abnormal psychology, Washington, v. 95, n. 3, p. 274-281, 1986.
SHEESE, B. E.; BROWN, E. L.; GRAZIANO, W. G. Emotional Expression in Cyberspace: Searching for Moderators of the Pennebaker Disclosure Effect via E-Mail. Health Psychology, v. 23, n. 5, p. 457–464, 2004.
SMYTH, J.M.; JOHNSON, J.A.; AUER, B.J.; LEHMAN, E.; TALAMO, G.; SCIAMANNA, C.N. Online Positive Affect Journaling in the Improvement of Mental Distress and Well-Being in General Medical Patients With Elevated Anxiety Symptoms: A Preliminary Randomized Controlled Trial. JMIR Ment Health, v. 5, n. 4, 2018. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6305886/ Acesso em: 17 nov. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.