Círculos de leitura e Centro de Referência de Assistência Social

o desafio de manter um projeto de extensão em meio à pandemia de Covid 19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3515

Abstract

O presente relato de experiência pretende demonstrar a importância da extensão no âmbito dos Institutos Federais, em especial do Instituto Federal Catarinense, por meio de um projeto de incentivo à leitura literária desenvolvido em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As ações extensionistas buscaram colocar em prática uma das missões do IFC, que é fortalecer os laços entre a instituição e seu entorno. Por meio de círculos de leitura, realizados na presencialidade, e de programas veiculados na rádio online do campus São Bento do Sul, no período de atividades de ensino remoto, o projeto de extensão “Círculos de leitura e Cras: transformação e literatura” desenvolveu estratégias para incentivar o hábito de leitura literária entre crianças, adolescentes e mulheres atendidos pelo centro de referência. Como resultado despertamos o interesse das crianças e adolescentes pela literatura, incentivamos a expressão e compartilhamento de suas impressões de leitura e estabelecemos com as mulheres da comunidade um canal de comunicação que levou a elas, no período de isolamento a que estavam obrigadas, informação sobre leis que as protegem, textos literários que lhes permitissem refletir sobre questões de gênero ou simplesmente usufruir de um momento de relaxamento e fruição estética em meio às incertezas e vulnerabilidades agravadas no período da pandemia de Covid 19.

Author Biographies

Raquel Cardoso de Faria e Custódio, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2000) Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) área de Teoria Literária (Literatura Hispano-americana) e doutorado em Literatura UFSC (2015).

Ana Paula Pereira Villela, Instituto Federal Catarinense

 Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Araraquara (1992) e mestrado em Letras (área de concentração Linguística e Língua Portuguesa)pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, campus de Araraquara (1995). Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e em cursos de graduação. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal Catarinense, campus de São Bento do Sul - SC.

References

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Published

2024-09-10

How to Cite

Cardoso de Faria e Custódio, R., & Pereira Villela, A. P. (2024). Círculos de leitura e Centro de Referência de Assistência Social: o desafio de manter um projeto de extensão em meio à pandemia de Covid 19. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 18, 1–16. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3515