Compostagem urbana

análise da avaliação da comunidade palotinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3363

Resumo

O presente trabalho analisou a avaliação parcial dos participantes do projeto de extensão Palotina recicla o orgânico, o qual mobilizou a comunidade local para a segregação dos resíduos em três frações, incentivando os moradores a destinarem seus materiais recicláveis aos centros de triagem; os orgânicos às composteiras domiciliares e os rejeitos, aos aterros sanitários. O projeto distribuiu mais de 500 composteiras, contemplando os moradores e instituições de ensino do município de Palotina (oeste do Paraná). O estudo, de natureza qualitativa e documental, analisou 143 fichas de avaliação preenchidas pelos moradores e 09 questionários respondidos por professores atuantes no projeto. Os dados indicam que 99% dos moradores têm intenção de continuar compostando, já que os beneficiários desenvolveram senso crítico, autonomia e pró-atividade em relação ao processo de compostagem. Os resultados também apontaram que dentre as principais dificuldades encontradas pelos professores estão: a conciliação das atividades do projeto com a rotina, dificuldade em relacionar o tema com os assuntos já existentes no currículo e a sobrecarga docente. Os participantes relataram que o subsídio técnico da equipe executora do projeto possibilitou a troca de saberes, ideias e experiências entre escolas, moradores e universidade. Por fim, salientamos que o trabalho nas instituições de ensino foi iniciado após a consolidação do projeto na comunidade, fato que culminou na potencialização e enraizamento da prática de compostagem nas escolas.

Biografia do Autor

Thais Klein de Azevedo , Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Ciências Biológicas

Ana Maria de Sena, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas pela UFSCar, Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela PPGERN (UFSCar). Especialista em Educação Ambiental pela USP. Doutora em Ciências pelo PPGERN (UFSCar). Atualmente, professora do Departamento de Biodiversidade da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2022-11-21

Como Citar

Klein de Azevedo , T., de Sena, A. M., & Ghisloti Iared, V. (2022). Compostagem urbana: análise da avaliação da comunidade palotinense. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 16, 1–25. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3363