Palavra do Editor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca202001-113153

Palavras-chave:

Extensão, Inclusão, Pandemia

Resumo

Certamente, vivemos um ano de uma forma completamente diferente de qualquer coisa que, possivelmente, tenhamos planejado. Ainda assim, necessitamos encarar desafios que se apresentaram novos quase que diariamente e buscar trazer à normalidade as rotinas profissionais que sempre desempenhamos. Não foi diferente com a nossa revista de extensão, que precisou diversificar estratégias para continuar as imperativas atividades, tanto de avaliação de artigos e de relatos, como de editoração. Repleta de trabalhos inéditos, a décima terceira edição de nosso periódico de comunicação científica reflete a diversidade de um país que vem ampliando esforços no fortalecimento das práticas curriculares extensionistas e proporcionando novos espaços para o desenvolvimento das atividades de extensão dentro das universidades e dos institutos federais.

Biografia do Autor

Mariana de Vasconcellos Dullius, Instituto Federal de Santa Catarina

Mariana de Vasconcellos Dullius é Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Tecnóloga em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2015) e Especialista e Viticultura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2016). Possui duas especializações no exterior na área de Biotecnologia (Aliter, Espanha, 2008) e de Gestão de Empresas Vitivinícolas (Aliter, Espanha, 2009) e formações profissionais na área de sommelleríe (ABSRS-2016) e de enografia (UCS-FISAR-2017). Tem experiências profissionais na área de vitivinicultura (Vinícola Geisse, 2012-2016) e de Análise de Bebidas (Eurofins, 2015-2016). Atuou como professora substituta na área de enologia, ministrando disciplinas nos Cursos de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Horticultura, Tecnologia em Logística, Técnico em Viticultura e Enologia e Tecnólogo em Viticultura e Enologia, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2012-2014). Desde 2017 é Docente de Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, atuando nos cursos Técnico e Tecnológico em Viticultura e Enologia, nos cursos de Formação Inicial e Continuada em Produção e Processamento de Uvas para a Produção de Vinhos e na Pós-Graduação em Produção de Bebidas Alcoólicas. Desenvolve projetos de Pesquisa e Extensão que ampliam o acesso ao conhecimento e à prática da vitivinicultura. Desde 2017 é também Coordenadora de Extensão do IFSC-Câmpus Urupema, contribuindo nos processos de inserção do IFSC em suas comunidades. Em 2019, iniciou seus estudos de Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

Dullius, M. de V. (2021). Palavra do Editor. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (13), 1–11. https://doi.org/10.35700/ca202001-113153

Edição

Seção

Apresentação