Mídias na Educação: uma prática extensionista educomunicativa no Rio Grande do Norte
Keywords:
Educomunicação. Mídias. Ensino Médio.Abstract
Este artigo busca relatar a experiência do projeto Mídias na Educação desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Escola Estadual Edgar Barbosa entre maio e dezembro de 2019. A proposta visa refletir sobre os desafios e a importância da educomunicação como intervenção no cenário da educação pública brasileira. Mais do que fomentar o uso dos meios de comunicação como mecanismo educativo, a educomunicação visa principalmente: promover a participação crítica e cidadã, o protagonismo e a autonomia, e o desenvolvimento de habilidades técnicas e atitudinais na formação de jovens.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p15-24.3117
References
ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4615065/mod_resource/content/1/Projetos%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o.pdf >Acesso em: 30 de dezembro de 2020
CITELLI, Adilson Odair; SOARES, Ismar de Oliveira; LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Educomunicação. Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, p. 12-25, 30 dez. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HARGITTAI, Eszter; HINNANT, Amanda. Digital Inequality: Differences in Young Adults' Use of the Internet. Communication Research, 35(5), 2008, 602–621.
IBGE. Panorama cidades – Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/panorama >Acessado em 08 de fevereiro de 2021.
MÁRQUES, Fernanda Telles; TALARICO, Blueth Sabrina Lobo Uchôa. Da comunicação popular à educomunicação: reflexões no campo da “educação como cultura”. Atos de Pesquisa em Educação, v. 11, n. 2, p. 422-443, 2016.
ROWLANDS, Ian; NICHOLAS, David; WILLIAMS, Peter Williams; HUNTINGTON, Pau; and FIELDHOUSE, Maggie.The Google generation: the information behaviour of the researcher of the future. Aslib Proceedings, v. 60, 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/215500461_The_Google_generation_The_information_behaviour_of_the_researcher_of_the_future> Acessado em 28 de janeiro de 2020
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Published
Versions
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.