Caminhando por Araranguá: um roteiro histórico, cultural e ambiental
Keywords:
Roteiro a pé. Território educativo. Cidade educadora. CulturaAbstract
O projeto “Caminhando por Araranguá: um roteiro histórico, cultural e ambiental” foi desenvolvido entre 2017 e 2018 no IFSC-Araranguá, entendendo a cidade como um território educativo (SINGER, 2015). Foi criado um roteiro educacional realizado a pé pelo centro histórico de Araranguá (SC), abordando aspectos patrimoniais e ambientais com enfoque interdisciplinar. O roteiro foi conduzido por alunos dos cursos técnicos integrados em eletromecânica e vestuário, com suporte de sinalização afixadas na Praça Hercílio Luz, cuja finalidade é indicar um website onde se encontra acessível o roteiro local.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p144-148.3073
References
HOBOLD, Paulo. A história de Araranguá. Complementada e atualizada por Alexandre Rocha. Araranguá: Prefeitura Municipal de Araranguá, 2005.
MARQUES, Ana Paula; MOREIRA, Rita. Cidades educadoras: transferibilidade de boas práticas para os municípios do eixo atlântico. In: Braga: Atas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2009. p. 1754-1768. Disponível em: <http://www.redbcm.com.br/arquivos/CidadesCriativas/cidades%20educadoras.pdf> Acesso em: 15 out. 2020.
PIMENTA, Margareth de Castro Afeche. Araranguá: expansão e plano. GEOSUL, Florianópolis, V. 15, Nº 29, P. 79-109, jan./jun. 2000.
SCHEIBE. Luiz Fernando.; BUSS. Maria Dolores.; FURTADO. Sandra Maria de Arruda. Atlas Ambiental da Bacia do Rio Araranguá/SC. Florianópolis: UFSC: Cidade Futura, 2010.
SINGER, Helena (Org.). Territórios educativos: experiências em diálogo com o Bairro-Escola. São Paulo: Moderna, 2015.
Downloads
Additional Files
Published
Versions
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.