CNMACquinho: uma experiência entre universidade, escola e comunidade
Keywords:
Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, Oficinas, Jogos, Raciocínio lógico, PIBID.Abstract
Este relato apresenta uma das ações desenvolvidas no XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, ocorrido em 2019. Foram criadas oficinas para os participantes mirins e os estudantes da graduação em Matemática, do PIBID, docentes da Faculdade de Matemática e professores da rede pública de ensino compuseram a equipe condutora do trabalho. Os resultados indicam que as oficinas possibilitaram estimular o raciocínio lógico dos participantes e o interesse pela Matemática.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p138-143.2826
References
CERPE, Renan. O Segredo do Cubo Mágico em 8 passos – Método básico. Santa Bárbara d’Oeste: CYMK Quality Gráfica e Editora, 2014.
FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Orgs). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 47-76.
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado). Campinas, SP. Faculdade de Educação, UNICAMP, 2000.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto de sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
GOLOMB, Solomon Wolf. Checker Boards and Polyminoes. American Mathematical Monthly, 1954.
MACHADO, Djeison. Propostas didáticas para o ensino do número PI. Trabalho de Conclusão de Curso - (Curso de Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/126609/Djeison_Machado.pdf?sequence=1 > . Acesso em: 18 dez. 2019.
TIGGEMANN, Iara Suzana et. al. Geoplanos e redes de pontos – Conexões e Educação Matemática / Iara Suzana Tiggemann et al. V. 1 Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
Downloads
Published
Versions
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.