Estimando a temperatura da superfície do Sol: um experimento, três enfoques
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca201901115-242675Keywords:
Experimentação. Ensino por Investigação. Ensino de Física. Natureza da Ciência.Abstract
Nesse trabalho apresenta-se os resultados de um projeto de extensão/pesquisa constituído por um conjunto de atividades práticas de caráter experimental desenvolvidas com estudantes das três séries do ensino médio, cujo objetivo era estimar a temperatura da superfície do Sol. Durante a pesquisa, foram utilizados instrumentos de coleta de dados diversos como questionários, entrevista semiestruturada e registros das atividades de campo, tendo como pressuposto teórico-metodológico básico o ensino por investigação. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de se promover ações mais sistemáticas que possibilitem a exposição dos estudantes a uma gama maior de experiências, concepções e reflexões sobre a ciência, seus conceitos e dimensões históricas, filosóficas e sociológicas.
Additional Files
Published
Versions
- 2021-10-12 (3)
- 2021-10-08 (2)
- 2019-12-04 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.