Aprendendo com as diferentes Chapeuzinhos na Educação Infantil

Autores

  • Carolina Siomionki Gramajo Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20150221-271629

Palavras-chave:

Cultura escrita. Literatura. Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho foi realizado em uma escola da rede municipal de Jaguarão, numa turma de Pré-escola, com alunos de três a quatro anos, objetivando a valorização da linguagem e da literatura como interação com o mundo das letras e da escrita. A literatura foi utilizada para aprender e recrear, procurou-se realizar atividades que despertassem a curiosidade pela cultura escrita através do conto da Chapeuzinho Vermelho e suas releituras. Durante a prática, notou-se a motivação e o entusiasmo dos alunos ao trabalharem as letras e os textos, e a importância de considerá-los ativos na construção de conhecimentos e saberes, para com isto compreender como aprendem a falar, a ler e a escrever. Constatou-se que todos, de uma forma ou de outra, haviam despertado para novas descobertas, recordavam das atividades anteriores, mostrando que estavam inseridos no fio condutor do projeto didático desenvolvido e, com isso, demonstravam outros aprendizados.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n2.p21-27.1629

Publicado

2014-03-13 — Atualizado em 2021-10-15

Versões

Como Citar

Siomionki Gramajo, C. (2021). Aprendendo com as diferentes Chapeuzinhos na Educação Infantil. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (2), 21–27. https://doi.org/10.35700/ca20150221-271629 (Original work published 13º de março de 2014)

Edição

Seção

Artigos