Live Diálogos Extensionistas - Volume 17 da Caminho Aberto está no ar

2023-04-24

Para marcar a publicação do volume 17 (em fluxo contínuo) da Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, acontecerá no dia 04 de maio de 2023, às 19h, com exibição ao vivo pelo canal do YouTube da instituição, uma roda de conversa virtual para comemorar a entrada da revista em seu décimo ano de existência.

O momento marca também o início dos trabalhos do novo editor-chefe da Caminho Aberto, o pedagogo Fabrício Spricigo. É um período de mudança e aprendizagem compartilhada, uma vez que este volume 17 é construído a muitas mãos e mentes, tendo a seção editorial assinada pela professora Camila Gasparin, que esteve à frente da revista ao longo do ano de 2022. 

Importante reiterar que em 2023 a revista adentra seu décimo ano de existência. Um marco a ser enaltecido, fruto do trabalho conjunto de vários profissionais que contribuíram ao longo dessa caminhada. Alguns ainda fazem parte do corpo editorial da revista, esforçando-se para que os trabalhos apresentados na Caminho Aberto sejam relevantes ao público a que se destina, impactando na aprendizagem de seus leitores, bem como em suas vidas.

Com a perspectiva de dar continuidade aos trabalhos já consolidados ao longo do processo histórico da revista Caminho Aberto, um periódico interdisciplinar (de publicação contínua) especializado na comunicação científica da extensão, acreditamos que as atividades extensionistas precisam ser divulgadas, identificadas, analisadas e interpretadas, tendo em vista que “a prática não fala por si mesma, a realidade não se deixa revelar através da observação imediata”. Assim, o ato de conhecer não existe sem trabalho teórico intelectual, pois é o pensamento que dialoga com a realidade a ser conhecida. (KUENZER, 2009).

Nessa esteira, o conhecimento é resultado da atividade humana, gerado a partir da relação entre sujeitos e objetos, prática e teoria, não existindo conhecimento fora das práxis. (KUENZER, 2009). Com essa perspectiva é lançada a nova edição da Caminho Aberto.

 

Participantes da mesa:

- Douglas Juliani, Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Florianópolis-Continente;

- Camila Gasparin, Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó;

- Rubia Cristina Wegner, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Mediação: Milena de Mesquita Brandão, Diretora de Extensão do IFSC.