Etnomodelos da cultura gaúcha e a iniciação científica para Feiras de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2025.19.3693Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Educação, EtnomodelosResumo
As práticas e os artefatos produzidos por determinada cultura são denominados etnomodelos quando as representações desenvolvidas e compartilhadas pelos membros do grupo cultural são consistentes com o conhecimento científico. Nesse aspecto, a cultura gaúcha é rica em práticas e artefatos que podem ser objeto de estudo de natureza científica e educacional. Relatam-se neste artigo as atividades realizadas em um curso de extensão denominado Etno’s Pampa que teve por objetivo promover o desenvolvimento de competências de iniciação científica em estudantes e professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de oito municípios do Rio Grande do Sul. Os participantes desenvolveram projetos de pesquisa inspirados em etnomodelos da cultura gaúcha para serem apresentados em Feiras de Ciências. Ao avaliarem o curso, os participantes salientaram o desenvolvimento de habilidades investigativas e sua contribuição para o aprimoramento da capacidade de percepção e valorização do contexto cultural gaúcho.
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