Rádio IFPR
relato de experiência de uma prática extensionista no Campus Paranaguá
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3627Palavras-chave:
Arte e cultura; Educação Profissional e Tecnológica; Extensão cultural local; Rádio escolar.Resumo
O presente trabalho aborda a experiência da Rádio IFPR, um modelo de rádio escolar desenvolvido através das propostas de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), na cidade de Paranaguá. O objetivo dessa atividade extensionista é utilizar a cultura como elemento interdisciplinar através de uma rádio escolar. O desenvolvimento metodológico inicial do projeto de extensão aqui relatado, atualmente em desenvolvimento, seguiu duas fases: a primeira, entre o segundo semestre 2021 e o primeiro semestre de 2022, por meio de uma série de gravações divulgadas no formato de podcast, e a segunda fase a partir do segundo semestre de 2022 como uma rádio escolar física funcionando nas dependências do Campus Paranaguá. Este também é o recorte temporal relatado no presente texto. Dentre as considerações finais, destaca-se o estabelecimento de uma via de comunicação comunidade-campus, o crescimento do número de ouvintes do podcast, e a construção do espaço físico da rádio.
Referências
BRASIL, Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm> Acesso em 06 mai. 2023.
CALABRE, Lia. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2001.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2012.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
IFPR, Resolução Nº 120, de 24 de março de 2023. Aprova a criação do Curso Técnico em Produção Cultural, do Campus Paranaguá. Curitiba, PR, 2023. Disponível em: <https://sei.ifpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&codigo_verificador=2264480%20&codigo_crc=0932D95D&hash_download=8e3a6b8636b176f7bbf1ca7378e2c001715cf60ad8295f7525a7496327b81423a21b7ccca4030967c2479d5a4a44ff429e2cbb3b739f7daf674b2e59bba9bf5d&visualizacao=1&id_orgao_acesso_externo=0>. Acesso em 05 abr. 2023.
IFPR, Resolução Nº 11, de 27 de março de 2018. Aprova e institui as diretrizes para as atividades de extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná. Curitiba, PR, 2018. Disponível em: <https://ifpr.edu.br/resolucao-no-11-2018-2/?_ga=2.251229058.503318476.1680880425-1418493510.1634902884>. Acesso em 05 abr. 2023.
IFPR, Projeto Político-Pedagógico 2022-2024, Campus Paranaguá. Paranaguá, PR, 2022. Disponível em: <https://ifpr.edu.br/paranagua/ppp-2022-2024-2/>. Acesso em 22 mai. 2023.
MIQUILINI, L. C.; LINS, H. N. Relações cidade-porto em Paranaguá (PR): uma abordagem exploratória. Revista Textos de economia. UFSC. Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 1-30, jul./dez. 2019. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/economia/article/view/2175-8085.2019.e61087> Acesso em 06 mai. 2023.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço, EDUSP, São Paulo, 2012.
VELHO, Léa. Conceitos de Ciência e a Política Científica, Tecnológica e de Inovação. Sociologias, Porto Alegre, n. 26, ano 13, jan-abr 2011, p.128-153. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/soc/v13n26/06.pdf> Acesso em 06 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.