Arte Educação

porque a vida (acadêmica) não basta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3486

Palavras-chave:

Projeto de Extensão, Experimentação artística, Arte, Educação

Resumo

Neste relato, apresentamos o Projeto Arte Educação, que insere a experimentação artística em um ambiente de ciência e tecnologia, onde ações dessa natureza são escassas e, ao mesmo tempo, necessárias. O projeto de extensão é desenvolvido no Câmpus Garopaba do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) desde 2014 e tem como objetivo valorizar a arte e a cultura da região, servindo como espaço para diálogos e fruição artística. Visa ainda estimular o uso das unidades educacionais públicas como local para difusão e criação de vertentes artísticas e expressões culturais. Para tanto, a cada ano, reúne estudantes, servidores e comunidade externa, promovendo reflexões e posteriores atividades relacionadas às diferentes manifestações, como dança, poesia, desenho, teatro e canto, e para tal, orienta-se na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner, e na metodologia de Augusto Boal. Entre os resultados, pode-se destacar o desenvolvimento interpessoal e a pró-atividade dos participantes, assim como maior número de eventos artísticos no Câmpus.

Biografia do Autor

Sandra Beatriz Koelling, Instituto Federal de Santa Catarina

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Garopaba desde 2013. Atua nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos concomitantes e subsequentes e nos cursos superiores. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, participa do grupo de pesquisas Fluxo - Circulação e textualização da ciência e educação científica. Possui graduação em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2001) e mestrado em Letras, área de concentração em Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS (2004). Atuou como docente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em cursos de nível superior e técnico.

Mariana Reis Leal Fernandes, Instituto Federal de Santa Catarina

Atua como docente de Artes/Dança do Instituto Federal de Santa Catarina. Graduada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (2009). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco (2013). Especialista em Formação Pedagógica para docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2017). Licenciada para a Educação Profissional e Tecnológica (2017). Mestra em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Clariziene Duarte da Cruz, Instituto Federal de Santa Catarina

É acadêmica no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Garopaba. Formou-se como técnica em Guia de Turismo pelo IFSC em 2018. Atuou no Projeto Arte Educação como bolsista nos anos de 2020 e 2022  e, em  2021, como participante. Em 2022, também participou do projeto Transformando garrafas pets em pufs como bolsista. Participou e foi contemplada pelo edital Protagonismo Discente do IFSC como autora no Projeto Verlerjar nos anos de 2018 e 2019.



Referências

ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In MOLL, Jaqueline et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 33-45.

BOAL, Augusto Boal. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

BOAL, A. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: ArtMed, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Koelling, S. B., Mariana Reis Leal Fernandes, & Duarte da Cruz, C. (2023). Arte Educação: porque a vida (acadêmica) não basta. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–10. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3486