Planejamento urbano e o tripé da sustentabilidade

um relato de experiência vivenciado em uma escola pública de Ensino Fundamental do município de Salgueiro/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3477

Palavras-chave:

Urbanismo, meio ambiente, escola, desenvolvimento

Resumo

O urbanismo consiste no planejamento e estruturação de cidades para que estas tenham desenvolvimento igualitário. Assim, a qualidade ambiental urbana está intimamente relacionada às formas de vida de cada população e, por sua vez, este define a existência ou não de condições saudáveis de habitação sociais e ambientais. O objetivo do trabalho é relatar uma ação de extensão, realizada com alunos do 9º ano de uma Escola Estadual de Referência em Ensino Fundamental, situada na cidade de Salgueiro – PE, sobre a temática planejamento urbano e o tripé da sustentabilidade. A ação foi conduzida em formato de oficina, promovida em parceria com um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional Sustentável do Estado do Ceará. A oficina foi executada em três etapas, com início e fechamento em sala de aula, intercalado por uma visita de campo na área urbana, sede da escola, objetivando registrar, in loco, as condições ambientais discutidas em sala. O trajeto percorrido no campo foi de 1 km durante 1 hora e 40 minutos, em áreas estratégicas com diferentes condições de infraestrutura urbana. A consolidação da visita ocorreu em sala de aula, com o diálogo sobre como os problemas observados poderiam ser solucionados e, após este debate, os estudantes elencaram suas ideias e apresentaram para os demais colegas. Esta experiência permitiu aproximá-los de problemas vivenciados por eles e a pensarem em soluções para melhorarem o ambiente no qual estão inseridos. Assim, percebe-se que a escola é um forte aliado na formação de cidadãos conscientes.

Biografia do Autor

Francisco Welde Araujo Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Autarquia Educacional de Salgueiro - AEDS. Especialização em Ecologia e Biodiversidade pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Ipatinga, Brasil. Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri, UFCA. Atualmente, atua como Docente pela Secretaria de Educação de Pernambuco na Escola de Referência em Ensino Fundamental José Vitórino de Barros - EREF JVB em Salgueiro, ministrando aulas de Ciências. Além disso, é supervisor no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Estelita Lima Cândido, Universidade Federal do Cariri

Professora do Programa em Desenvolvimento Regional Sustentável -PRODER/UFCA; Mestrado em Ciências da Saúde/UFCA e do Mestrado Profissional em Saúde da Família -RENASF/FIOCRUZ

Referências

ARAÚJO, F. A. da, S.; ANDRADE, L. P. de; MOLICA, R. J. R.; ANDRADE, H. M. L. da, S. Indicadores de sustentabilidade para sistemas agroflorestais: levantamento de metodologias e indicadores utilizados. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 60 Spe: p.246191, Brasília, 2022.

CARBONERA, L. de O. Avaliação de Florianópolis/SC como uma cidade sustentável e inteligente sob a ótica do Objetivo de desenvolvimento sustentável 6. Trabalho de conclusão de curso (graduação), universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, Florianópolis 2022.

CAMARGO, A. C. C. B. de; OLIVEIRA, G. L.; MARTINS, Y. I. A.; SANTOS, F. M. de M. Análise da qualidade ambiental em área de intervenção urbana em Cuiabá – MT. E&S - Engineering and Science, Edição 4, v. 10, 2022.

CITTADIN, A.; PANDINI, E. O.; MONTEIRO, J. J. Práticas de sustentabilidade nas indústrias de revestimentos cerâmicos da microrregião sul de Santa Catarina, Desafio Online, Campo Grande, v.10, n.2, mai./ago. 2022.

COSTA, J. J.; NASCIMENTO, L. G. M.; OLIVEIRA, I. C. S.; MENESES, F. A. G.; LEAL, E. V. N. Sustentabilidade, Desenvolvimento e Planejamento Urbano em Cidades Históricas. Lium Concilium, Revista Concilium, v. 22, n. 2, 2022.

LOUZADA, R. M. Análise da qualidade ambiental urbana em álvares machado – SP. Tese Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente, Presidente Prudente -SP 2022.

ONU. Organizações das Nações Unidas. Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 2015.

SEABRA, G. Educação ambiental: atitudes e ações resilientes para o equilíbrio do planeta. Editora Barlavento, Ituiutaba, Minas Gerais, 2022.

SILVA, C. L. da. Uma cultura à sustentabilidade. XVI Seminários Nacional Demandas Sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea. Universidade de Santa Cruz de Sul, UNISC, Rio Grande do Sul, 2021.

TRIZOTE, K. E. Pousada na encosta da ilha do mel /pr: uma proposta de (re) conexão da arquitetura e natureza. Trabalho Conclusão de curso (Graduação), Centro Universitário Curitiba, unicuritiba, Curitiba 2022.

VEIGA, J. E. Para entender o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora 34, 2015 (1ª Edição). 232 p.

VIEIRA, A. H; ALVES, L. da S. F. O planejamento urbano na produção científica brasileira: revisão integrativa de literatura. Revista FIDES, v. 13, n. 1, p. 135-154, 29 abr. Rio Grande do Norte, 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-04

Como Citar

Araujo Rodrigues, F. W., & Lima Cândido, E. . (2023). Planejamento urbano e o tripé da sustentabilidade: um relato de experiência vivenciado em uma escola pública de Ensino Fundamental do município de Salgueiro/PE. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–11. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3477