As Relações Internacionais para além das universidades:

a comunicação da área por meio da educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3464

Resumo

Neste artigo discutimos o papel da comunicação de temas das Relações Internacionais junto à sociedade brasileira por meio de práticas de Educação Popular, abordando como a Educação Popular pode auxiliar no fortalecimento do debate entre universidade e sociedade sobre temáticas internacionais. Na primeira seção, apresentamos nossa fundamentação teórico-prática, dialogando com o contexto da Educação Popular no Brasil e o surgimento e implementação da disciplina de Relações Internacionais no país. Após, apresentamos nossa metodologia que, baseada em Paulo Freire, pressupõe transformação social, coletividade e diálogo nos processos de aprendizagem. Por fim, na terceira seção, percorremos nossas experiências enquanto educadoras populares para apresentar a construção e execução da nossa prática a partir do projeto de extensão “Educação Popular e Relações Internacionais” no Pré-Universitário Popular Alternativa, em Santa Maria (RS, Brasil). Argumentamos e demonstramos que ações comunicadoras, a partir da universidade, trazem a possibilidade de transformar a realidade vigente e questionar junto à sociedade as temáticas e políticas abrangidas pela área de Relações Internacionais no debate público brasileiro.

Palavras-chave: Educação Popular; Relações Internacionais; extensão; comunicação; ensino pré-universitário.

Biografia do Autor

Alessandra Jungs de Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Mestra em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Atua como estudante-pesquisadora no Núcleo de Estudos de Gênero na Política Externa e Internacional (NEGPEI-UFSC) e como assistente de pesquisa no Data + Feminism Lab, MIT.

Ana Luiza Vedovato, Northwestern University

Doutoranda em Ciência Política (subáreas Relações Internacionais, Política Comparada e Métodos) na Northwestern University (EUA). Fellow no Comparative and Historical Social Science (CHSS) Cluster na mesma universidade. Mestra em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Pesquisadora Associada no Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) da UFSM.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Jungs de Almeida, A., & Vedovato, A. L. (2023). As Relações Internacionais para além das universidades: : a comunicação da área por meio da educação popular. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–24. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3464