Oficinas de Robótica Livre Educacional: relato de experiência de um projeto de inovação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3219Palavras-chave:
Robótica educacional, Educação, Inovação pedagógicaResumo
Este relato objetiva apresentar as atividades desenvolvidas em um projeto de inovação pedagógica, aprovado em um edital de fomento da Universidade de Pernambuco (UPE) para alunos e professores de ensino médio e universitário. Foram realizadas três oficinas com estudantes e uma com professores universitários, totalizando quatro oficinas. As oficinas proporcionaram aos participantes reflexões sobre o ensino e aprendizagem de forma lúdica e dinâmica, bem como despertou o pensamento crítico, trabalho em equipe com foco em cooperação e colaboração, com vistas a resolver problemas reais do dia a dia. Por fim, o projeto promoveu aos participantes o primeiro contato com a robótica livre, diminuindo a distância entre o participante e o conhecimento acerca da temática, além de gerar as vivências e reflexões acerca da prática e do conhecimento adquirido sobre a temática.
Referências
BORTOLINE, Angélica; Gräbin , Camila , Gerhardt, Liana Marieli, Pereira, Lívia Bendetti , Scherer, Melissa Schneider, Bersch, Maria Elisabete. Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais da informações e da comunicação no processo educativo. Revista destaques acadêmicos, CCH/UNIVATES, v. 4, n. 2, 2012
CRUZ, Márcia Elena. Jochims Kniphoff.; Lux, Beatriz.; Haetinger, Werner.; Engelmann, Emígdio Henrique; Horn, Fabiano (2007). Formação Prática do Licenciando em Computação para Trabalho com Robótica Educativa. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, São Paulo, 2007. Acesso em 17 abr., 2021, <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/583>.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PEREIRA, Márcio Lúcio Dias. Projetos de robótica educacional como apoio ao ensino de matemática e física: criando um protótipo de robô controlado por sensor de luminosidade / Márcio Lúcio Dias Pereira. -- São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2015.
Santos, Franklin. Lima; Nascimento, Flávia Maristela e Bezerra, Romildo. (2010). REDUC: A robótica Educacional como abordagem de baixo custo para o ensino de computação em cursos técnicos e tecnólogos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Salvador. WIE 2010. Acesso em 19 abr., 2020, https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2053.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.