Espaço Aberto para a Saúde: informação sobre saúde e qualidade de vida para a comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca80113-1212974

Palavras-chave:

saúde pública, qualidade de vida, internet, produção audiovisual, comunicação.

Resumo

Este relato de experiência apresenta o projeto de extensão “Espaço Aberto para Saúde” (EAS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) que, desde o ano 2008, contribui para a interação saúde e comunidade. Ele visa promover a educação em saúde como estratégia potencializadora da assistência integral à saúde e trabalha para a produção e divulgação de materiais de ensino, pesquisa e extensão da UFF na área da saúde e cidadania. O projeto utiliza mídias sociais para que conteúdos com informações seguras sejam compartilhados entre a população e assim incentive a qualidade de vida. Possui divulgação na mídia por meio do Facebook e YouTube. Durante o ano de 2020, a equipe trabalhou no desenvolvimento de novas propostas como o quadro “Ciência e saúde: pesquisa”. Mesmo com os desafios enfrentados em época de pandemia e isolamento social, as gravações estão sendo realizadas de forma remota.

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n15.p113-121.2974

Biografia do Autor

Jorge Luiz Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense.

Docente. Doutor em saúde pública - Ensp/Fiocruz.

Prof. Depto. Materno infantil e psiquiatria - UFF.

Programa de Pós-Graduação Strictu Senso em Saúde Coletiva- UFF.

João Victor Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense.

Acadêmico de Enfermagem. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC/Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói- RJ.

Giulia Lemos de Almeida, Universidade Federal Fluminense.

Acadêmica de Enfermagem. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC/Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói- RJ.

Fernanda Karolinne Rampe de Oliveira, Universidade Federal Fluminense.

Acadêmica de Enfermagem. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC/Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói- RJ.

Referências

FIGUEIREDO JÚNIOR, Adilson Mendes, et al. Percepção de acadêmicos de Enfermagem sobre educação em saúde na perspectiva da qualificação do cuidado. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 1, p. e1964, 2020.

LIMA, Geisa Carla de Brito Bezerra, et al. Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus. Saúde em Debate, v. 43, n. 120, p. 150–158, 2019.

MISKOLCI, Richard; PEREIRA, Pedro Paulo Gomes. Educação e Saúde em disputa: movimentos anti-igualitários e políticas públicas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. 1–14, 2019.

SILVA, Gabriela Aparecida; RIBEIRO, Isabely Karoline da Silva; TEIXEIRA, Graziela Silveira. Educação em saúde em um encontro de gestantes: relato de experiência de acadêmicas de Enfermagem. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, v. 06, n. 11, p. 57–61, 2019.

Downloads

Publicado

2021-08-28 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Edição

Seção

Relatos de Experiência