Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-03-13. Leia a versão mais recente.

A desconstrução da história única

Autores

  • Luís André Gonçalves Werlang Universidade Feevale
  • Lovani Volmer Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca2020052-582951

Palavras-chave:

Linguagem. Identidade. História única. Desconstrução. Sala de aula.

Resumo

Este relato de experiência trata das oficinas de Língua Portuguesa do Projeto Jovem Aprendiz, em uma instituição comunitária gaúcha. Com o objetivo inicial de trabalhar com as habilidades do século XXI, os alunos foram instigados a pensar criticamente na língua e sobre como ela é usada para construir e moldar identidades. A partir da palestra "O perigo de uma história única" (ADICHIE, 2009), desenvolveram-se propostas de atividades visando à desconstrução, pela língua, de estereótipos e histórias únicas.

 

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2020.ano7n13.p52-58.2951


Biografia do Autor

Luís André Gonçalves Werlang, Universidade Feevale

Licenciado em Letras - Português, Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Feevale.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens (UCS). Professora na Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Versões

Como Citar

Werlang, L. A. G., & Volmer, L. (2021). A desconstrução da história única. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (13), 52–58. https://doi.org/10.35700/ca2020052-582951

Edição

Seção

Relatos de Experiência