Formação continuada de professores: parceria entre o Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, campus Rio do Sul, e a Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul, sc

Autores

  • Emanuele Cristina Siebert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.
  • Gilberto Mazoco Jubini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20180058-672262

Palavras-chave:

Formação continuada. Projeto de extensão. Prática pedagógica

Resumo

Este relato de experiência aborda o curso de Formação Continuada para profissionais da educação realizado em parceria, durante o ano de 2014, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias Catarinense, campus Rio do Sul (IFC-Rio do Sul), e a Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul. O objetivo foi integrar os educadores de ambas as instituições, visando a um espaço de discussão, reflexão e socialização das práticas educacionais. A formação foi organizada por encontros com temáticas gerais, em que todos os participantes assistiam às palestras e compartilhavam as discussões; e por encontros específicos, destinados às áreas de formação e atuação desses profissionais. No encerramento, foi realizado o Colóquio de Socialização das Práticas Pedagógicas e de Gestão Escolar. O espaço de formação foi também um espaço de difusão e esclarecimento sobre o Instituto Federal (IF) enquanto instituição educacional pública na região.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2018.ano5n8.p58-67.2262

Biografia do Autor

Emanuele Cristina Siebert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

Doutoranda em Educação Artística,na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau- FURB (2010). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília- UNB (2007) Especialista em Educação A distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi (2011). Graduada em Artes - com habilitação em Artes Plásticas (licenciatura) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau -FURB(2006). Atualmente é Professora no Instituto Federal Catarinense- Campus Rio do Sul (IFC-Rio do Sul). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Processos metodológicos e Tutoria em EAD.

Gilberto Mazoco Jubini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2018-08-02 — Atualizado em 2021-10-13

Versões

Como Citar

Siebert, E. C., & Jubini, G. M. (2021). Formação continuada de professores: parceria entre o Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, campus Rio do Sul, e a Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul, sc. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 58–67. https://doi.org/10.35700/ca20180058-672262 (Original work published 2º de agosto de 2018)

Edição

Seção

Relatos de Experiência