Ateliê Itinerante: saberes compartilhados com a comunidade, uma ação de Extensão do IFSC Palhoça Bilíngue em diálogo com a Escola Indígena Itaty do Morro dos Cavalos da Palhoça

Autores

  • Daniela Almeida Moreira IFSC Palhoça Bilíngue
  • Marcela Motta Drechsel IFSC Palhoça Bilíngue
  • Francine Medeiros Vieira
  • Sonia Regina Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca20170721-292251

Palavras-chave:

Ensino, Quadrinhos, técnica, educação bilíngue.

Resumo

A ação de extensão “Ateliê Itinerante: saberes compartilhados com a comunidade”, foi realizada entre outubro e dezembro de 2016, com o objetivo de compartilhar o conhecimento técnico da disciplina de História em Quadrinhos, do curso técnico integrado em Comunicação Visual do Instituto Federal de Santa Catarina câmpus Palhoça Bilíngue para uma turma de alunos da Escola Indígena Itaty do Morro dos cavalos, situada no município da Palhoça. A ação visou contribuir com a formação dos participantes através do conhecimento técnico para criação de Histórias em Quadrinhos (HQs). Propôs aos alunos do IFSC, ainda em fase de formação, compartilhar os conhecimentos específicos da formação técnica integrada em nível médio e colocar suas competências à disposição de outros estudantes da rede regular de ensino. A proposta também buscou promover a relação de apoio mutuo e troca de experiências entre uma escola indígena com educação bilíngue e o Instituto Federal campus Palhoça Bilíngue, para fortalecimento das propostas pedagógicas na modalidade bilíngue de cada instituição em parceria.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n7.p21-29.2251

 

Biografia do Autor

Daniela Almeida Moreira, IFSC Palhoça Bilíngue

Professora de educação básica, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina do Câmpus Palhoça Bilíngue. Mestre em Estudos da Tradução - PGET / UFSC. Licenciada em Artes Visuais pela UDESC. Bacharel em Letras LIBRAS pela UFSC.

 

Marcela Motta Drechsel, IFSC Palhoça Bilíngue

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), , mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Ciências com ênfase em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Microbiologia, Bacterologia,Genética, Fisiologia Vegetal, Bioquímica e Educação Bilingue.

Francine Medeiros Vieira

Mestranda em Design, Especialista em Educação a Distância, Graduada em Design e Técnica em Sistemas de Informação. Atua, desde 2009, na Comunicação Digital, desenvolvendo interfaces gráficas com ênfase em front-end (CSS/HTML). Tem experiência na personalização visual e suporte das plataformas: MOODLE, JOOMLA e WORDPRESS.

Sonia Regina Oliveira Santos

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). Pós-graduada em Gestão de Marketing Estratégico e Geração de Negócios pela Universidade da Região de Joinville (2003). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Docente das disciplinas de Marketing, Responsabilidade Social Corporativa, Pesquisa Mercadológica, Planejamento de Comunicação/Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Estratégias de Comunicação, Planejamento e Organização de Eventos e Relacionamento com a Imprensa, em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Relações Públicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), no Câmpus Palhoça Bilíngue. Áreas de interesse: Marketing, Comunicação Organizacional e Responsabilidade Social Corporativa.

Downloads

Publicado

2018-03-27 — Atualizado em 2021-10-13

Versões

Como Citar

Moreira, D. A., Drechsel, M. M., Vieira, F. M., & Santos, S. R. O. (2021). Ateliê Itinerante: saberes compartilhados com a comunidade, uma ação de Extensão do IFSC Palhoça Bilíngue em diálogo com a Escola Indígena Itaty do Morro dos Cavalos da Palhoça. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (7), 21–29. https://doi.org/10.35700/ca20170721-292251 (Original work published 27º de março de 2018)

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.