Ateliê Itinerante: saberes compartilhados com a comunidade, uma ação de Extensão do IFSC Palhoça Bilíngue em diálogo com a Escola Indígena Itaty do Morro dos Cavalos da Palhoça
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20170721-292251Palavras-chave:
Ensino, Quadrinhos, técnica, educação bilíngue.Resumo
A ação de extensão “Ateliê Itinerante: saberes compartilhados com a comunidade”, foi realizada entre outubro e dezembro de 2016, com o objetivo de compartilhar o conhecimento técnico da disciplina de História em Quadrinhos, do curso técnico integrado em Comunicação Visual do Instituto Federal de Santa Catarina câmpus Palhoça Bilíngue para uma turma de alunos da Escola Indígena Itaty do Morro dos cavalos, situada no município da Palhoça. A ação visou contribuir com a formação dos participantes através do conhecimento técnico para criação de Histórias em Quadrinhos (HQs). Propôs aos alunos do IFSC, ainda em fase de formação, compartilhar os conhecimentos específicos da formação técnica integrada em nível médio e colocar suas competências à disposição de outros estudantes da rede regular de ensino. A proposta também buscou promover a relação de apoio mutuo e troca de experiências entre uma escola indígena com educação bilíngue e o Instituto Federal campus Palhoça Bilíngue, para fortalecimento das propostas pedagógicas na modalidade bilíngue de cada instituição em parceria.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2017.ano4n7.p21-29.2251
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-13 (2)
- 2018-03-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.

Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.