Projeto socioambiental “Mudança de Hábitos”: a interação da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da extensão universitária
Palavras-chave:
Resíduos sólidos. Extensão universitária. Meio Ambiente.Resumo
A adaptação e mitigação dos impactos ambientais decorrem de como se estabelecem os padrões de consumo e produção e suas respectivas externalidades, sendo esta uma responsabilidade ética e social de governos, empresas, instituições de ensino e demais organizações. Diante do exposto, o presente projeto socioambiental de extensão denominado: "Mudança de Hábitos" teve por objetivo promover junto ao comércio local do município de Iporá, com foco na região central, a adoção do processo de seletividade básica no descarte dos resíduos sólidos, sendo o empresariado do município nosso público alvo. Para execução do projeto foram instalados ecopontos de materiais recicláveis em locais estratégicos da cidade, possibilitando melhores condições de trabalho aos agentes ambientais sociais ou catadores de materiais recicláveis.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p50-57.2994
Referências
ABRAMOVAY, R. Muito além da economia verde. São Paulo: Planeta Sustentável, 2012.
BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO. Código 5192-05 - Catador de material reciclável, 3. ed. Brasília: MTE, SPPE, 2010.
BRASIL. Lei Nº. 12.305: estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, 2010.
CARVALHO, V. F.; SILVA, M. D.; SILVA, L. M.; BORGES, C. J.; SILVA, A. S.; ROBAZZI, M. L. Riscos ocupacionais e acidentes de trabalho: percepções dos coletores de lixo. Revista de Enfermagem UFPE, 10(4), 1185-1193, 2016.
DEMO, P. Extensão universitária: algumas ideias preliminares. Em: A Universidade e o Desenvolvimento Nacional. Fortaleza: UFC, 2009.
FILIPAK, A.; STEFANELLO, S.; OKADA, J.M.; HUNZICKER, M.H.; SANTOS D.V.D. dos. O motor é a gente mesmo: cuidado em saúde dos trabalhadores da reciclagem. Interface (Botucatu). 2020, 24(Supl. 1): e190472.
GONÇALVES, R. de S. Catadores de materiais recicláveis: trabalhadores fundamentais na cadeia de reciclagem do país. In: Serviço Social & Sociedade. no. 82, ano XXVI, julho, 2005.
PEREIRA, S. S.; CURI, R. C. Modelos de gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos: a importância dos catadores de materiais recicláveis no processo de gestão ambiental. Engenharia Ambiental - Espírito Santo do Pinhal, v. 9, n. 4, p. 118-138, out/dez 2012.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.